domingo, 29 de agosto de 2010

Juntos adoremos e louvemos

Creio que todos nós já estivemos presentes em eventos destinados ao louvor, muitas vezes chamados de festivais de música sacra. Por vezes, esses eventos tornam-se cansativos para a congregação que assiste, devido ao longo tempo de apresentações sem nenhuma participação daqueles que assistem, buscando louvor.
Estou participando de uma experiência diferente, juntamente com a banda de nossa igreja (chama-se banda porque reúne instrumentos sinfônicos com instrumentos eletrônicos atuais e mesmo com instrumentos percussivos - pratos, cajon, triângulo, carrilhão...) Em lugar de alguns produzirem a música sacra e outros assistirem a ela, surgiu a ideia de que todos participassem do louvor, inclusive sem divisão física entre dirigentes e participantes.
Assim, nessa programação, idealizada por nosso maestro Samuel, a banda fica no meio da nave da igreja, o grupo de louvor e a congregação assentam-se junto aos instrumentos, onde preferirem, pois os bancos são dispostos em forma circular.
A primeira dessas programações é sobre a Alegria, como fruto do Espírito Santo. Inicia com uma Prece, cantada em solo, único solo da programação e imediatamente seguido da participação em coro de todos, na mesma música, apresentando a resposta de Deus à Prece. Segue-se um hino em meditação: "Bem junto a Cristo", com um solo instrumental, unido-se em louvor a congregação na segunda estrofe: Oh! lar eterno, lar de esplendor, lá estarei junto ao bom Salvador."
O culto evolui do clima de recolhimento para o de alegria através de músicas como "Eu só quero estar onde estás", "Hoje é tempo de louvar a Deus", "Cada novo dia", "Descansar", "Meu refúgio" e"Louvai a Deus", este um de meus hinos preferidos, que mostra Deus como "maestro do céu e do mar" a quem cantamos com alegria. E, lembramos,
Deus deve ser o maestro de nossas vidas. Após mais algumas músicas, é o momento de oração, ao som de "Mais perto quero estar". O culto termina com o solene "Rei dos reis", em que todos louvam e adoram o Senhor Criador e mantenedor de todos nós.
A programação, embora ocupe aproximadamente 50 minutos ou uma hora, parece curta, porque a participação é de todos, o louvor é de todos, como deve ser.
"Dele é a glória e todo louvor, louvai a Deus com amor!"

3 comentários:

  1. Oi Celina!
    Tenho certeza que ficou linda a programação com a participação de todos no louvor.
    Deus com certeza se agradou muito.
    Um beijo querida e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Ainda não havia houvido falar de um programa assim tão lindo, alegre e espiritual.
    Deve ser como o dvd do ELEF, amo ele, já presentei muitas pessoas e todas amaram!
    Que esse culto de adoração em sua igreja continue acontecendo sempre, pois Deus é realmente louvado e exaltado nele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Celina, vim agradecer a visita e seu comentário em meu blog.. Sinta-se a vontade pra me visitar sempre que quiser..

    Fica na paz!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.