sábado, 30 de outubro de 2010

Abigail

Faz bastante tempo que não escrevo sobre as lições da Bíblia que estudamos cada sábado. Hoje vou comentar sobre Abigail, história que se encontra em I Samuel 25. Cada sábado alguém representa a personagem título da lição, e ...


Represento hoje Abigail, a personagem de nossa lição da Bíblia deste sábado.
Os pais de Abigail escolheram para ela o casamento com um home chamado Nabal, que significa "tolo", e ele tinha mesmo algumas atitudes tolas. Naquela época, os casamentos não eram por amor, mas arranjados entre as famílias.
Quando Abigail se casou, descobriu que Nabal se irava facilmente e não media as consequências de seus atos. Procurou ordenar seu lar da melhor forma, como havia aprendido desde criança e ainda procurou harmonizar o ambiente doméstico, não obstante o caráter "duro e maligno" de seu marido, como descreve a Bíblia.
Um dia Nabal cometeu uma de suas loucuras, tratando mal os servos de um homem muito poderoso, a quem devia favores, pois ele seus homens haviam cuidado dos pastores e ovelhas de Nabal no deserto, para que os animais não devorassem o rebanho.
Abigail, que era sensata e formosa, ainda de acordo com a descrição bíblica, montou num jumento e, com presentes e palavras gentis procurou apaziguar Davi, que já marchava com seus homens para destruir a fazenda de Nabal. Abigail conseguiu evitar o mal, falando a verdade sobre as loucuras de Nabal para Davi. Porém não pode evitar a morte de Nabal, que foi acometido de um mal súbito quando soube do morticínio que poderia ter acontecido.
Após algum tempo, Abigail, em lugar de ficar desamparada, foi tomada como esposa por aquele que seria o rei de Israel, Davi. (I Samuel 25)
Como diz Jesus em Mateus 5:9, "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus."

2 comentários:

  1. Oi minha querida!
    Saudades dos teus posts.

    Que linda história de Abigail não é mesmo? Que privilégio em representá-la Celina.
    Uma mulher que permaneceu firme e fez a diferença com seu modo de agir.

    Uma feliz semana, um beijo e um grande abraço pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Belo post Celina!
    Estive por aqui antes, escrevi, mas fui surpreendida por uma visita inesperada, e acabei por não concluir a postagem... Snif...
    Quanto ao seu post,me faz lembrar de quantos Nabal temos hoje em dia espalhado nos lares de inúmeras Abigail que com a sabedoria de DEUS conseguem manter o lar em harmonia, com muitas lutas e pelejas. Conheço pessoas vivendo situações parecidas como a de Abigail, e confesso querida, que só com a graça de DEUS para vencer.
    Muitas mulheres de DEUS, esperam com paciência e perseverança a restauração dos seus maridos na pessoa do Sr JESUS CRISTO.
    Nabal não alcançou tamanha graça, mas quando JESUS veio ao mundo veio para fazer a diferença, a mudança total mudando qualquer situação transformando o homem fazendo dele nova criatura.
    Que Deus continue te inspirando nessa caminhada.

    Abraço querida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.