quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cavaleiros e chicotes - retrospecto - lições da Bíblia (2)

Continuo relembrando alguns artigos passados, agora sobre as lições da Bíblia que estudamos cada sábado.


Nesta semana, presenciei no jornal a que assisto na TV um outro episódio protagonizado pelo príncipe. Foi durante uma partida de polo, em que ele caiu, porque o cavalo tropeçou. O príncipe irritou-se e golpeou o chão com o chicote.

Os esportes em geral, tal como os esportes com cavalos, são muito próprios para desenvolver a perseverança daqueles que os praticam, além do físico. É necessário um longo período de treinamento para se chegar a uma competição e geralmente não se ganha na primeira. Mas é necessário continuar, treinar cada vez mais, para desenvolver as habilidades e chegar a ganhar ou pelo menos participar do pódium. Se meu neto tivesse desistido após a queda, não teria obtido várias alegrias que teve desde então, com seu progresso, e mesmo com premiações. Vejo também que ele fica feliz não apenas com participação em provas mas simplesmente com o progresso. Hoje por exemplo ficou alegre e comentou comigo que conseguiu passar o mesmo conjunto de obstáculos com 5 lances e com 7 lances do cavalo. Lances são, digamos, os passos do cavalo a galope. Assim, para passar num espaço com 5 lances, precisou alargar a andadura e, para passar com 7, precisou diminuir a andadura. Tudo isso envolve o controle do animal, que os cavaleiros precisam dominar.

Após essas histórias sobre cavaleiros e chicotes, lembramos dos versículos do apóstolo Paulo sobre prosseguir na carreira, prosseguir para o alvo.

Isso envolve cultivar o fruto do Espírito, que é um assunto que estamos estudando na Bíblia neste trimestre. O fruto do Espírito é a consequência da influência do Espírito Santo em nossa vida. A paciência ou perseverança é parte desse fruto.


Pode ler a íntegra do artigo em
Cavaleiros e chicotes

Um comentário:

  1. Olá queria amiga!
    Foram pouquíssimas às vezes que subi num cavalo, mas é uma sensação maravilhosa cavalgar.
    Realmente, tem que se perseverar nos treinamentos pra alcançar os resultados almejados.
    Nós também na nossa vida precisamos perseverar e muito muitas vezes, mas o Senhor nos recompensa com o resultado da Sua vontade na nossa vida.

    Um grande beijo e fica na paz do Senhor!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.