sábado, 18 de dezembro de 2010

Sabem o que é um conselho de classe?

É uma reunião de professores, muitas vezes com representantes dos pais e também dos alunos,  para discutir sobre a vida escolar. Acontece geralmente ao final dos bimestres, quando há uma avaliação da situação dos alunos e do que se pode fazer para aprimoramento pedagógico e para melhorar as perspectivas de aprendizagem dos educandos. No final do ano, temos o último conselho de classe, que verifica o resultado de cada um dos alunos matriculados na escola.
Há relatórios das avaliações bimestrais elaborados pela secretaria de acordo com os diários dos professores, verifica-se a média final e conclui-se se o aluno está aprovado ou reprovado.
Nesta semana, houve conselho final na escola em que trabalho. Infelizmente, houve muitas reprovações e, no dia seguinte, os meninos vieram  para ver o resultado final. Alguns vieram acompanhados dos pais. Como se esperava, houve muito choro, discussões, reclamações, mas não sei se algum arrependimento. Houve ainda alunos que não se convenceram do resultado e procuraram alguém para confirmar o que estavam lendo no mural. Geralmente, o resultado era exatamente o que aparecia lá. Como não somos infalíveis, em alguns casos havia erros, que foram corrigidos.
Nesta época de Natal, comemoramos a primeira vinda de Jesus, mas é próprio, como mencionou a amiga Ellen, de Ellen Ramos Insite,  lembrar também da segunda vinda, quando Ele virá como Rei e Juiz. Os relatórios de todos os homens já terão sido examinados e Ele virá para fazer a chamada dos que estiverem aprovados "perante o Rei" , como diz a letra de uma conhecida canção religiosa:

"Quando se fizer chamada,
quando se fizer chamada,
quando se fizer chamada,
aprovado hei de estar perante o Rei."

Só resta dizermos: que assim seja. 

2 comentários:

  1. Oi querida Celina!
    Que ótimo texto, dando esse exemplo do conselho de classe, dos exames finais.
    Quando o Senhor fizer chamada eu quero estar entre os aprovados.
    Um beijo amiga.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Celina, nós temos todas as oportunidades aqui e agora, devemos aproveitá-la! Deus ainda não veio, porque Ele quer salvar muitos que ainda não perceberam que se aproxima o fim e ainda não entregaram suas vidas a Jesus.

    Devemos estar aprovados pra vida eterna hoje!

    Grande abraço querida, que Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.