sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Caldas Novas

É um dos passeios que mais aprecio. Quando fui a essa cidade pela primeira vez, nos anos 1970, foi uma surpresa agradável entrar na piscina e confirmar que a temperatura da água é mesmo quente, geralmente bem acima de 30 graus. Ali, a 290 km de Brasília, vivem aproximadamente setenta  mil pessoas na cidade, onde foram descobertas fontes de água quente no início do século XVIII. Descobriu-se também que essas águas têm valor terapêutico, e, um século mais tarde, foi chamado um médico do Rio de Janeiro para examinar os efeitos curativos da água. A cidade vive hoje de turismo e na alta estação chega a abrigar quinhentas mil pessoas. A praça central, onde fica a igreja católica matriz da cidade, está praticamente desaparecida. Ao lado dela, onde havia antigamente o ponto inicial de um trenzinho turístico, grandes toldos abrigam a clientela de uma rua onde muitos restaurantes e bares compõem um point jovem nos feriados prolongados.  
É possível hospedar-se em pequenos hotéis e visitar piscinas em clubes ou hotéis maiores, em pousadas, em grandes hotéis com um complexo de piscinas, e atualmente há enormes condomínios que alugam apartamentos mobiliados, oferecendo também um conjunto aquático no próprio condomínio. Creio que  já experimentei todas essas modalidades de hospedagem e ultimamente aderi a esta última opção, por me parecer mais econômica. Um ótimo passeio que se pode fazer próximo a Caldas é à cidade do Rio Quente, onde fica um parque temático chamado Hot Park, que conta atualmente com uma praia artificial, com grande piscina de ondas, simulando uma praia marítima - a Praia do Cerrado. É inesquecível mesmo esse passeio. Principalmente as crianças apreciam as brincadeiras em escorregadores aquáticos imensos - os toboáguas. 
Creio que as pessoas, na sua maioria, hoje, ao visitar Caldas Novas, não buscam mais o efeito curativo de suas águas e valorizam sim o lazer que elas podem proporcionar, mas a cidade nasceu em torno das águas quentes curativas, que, conforme lemos na wikipédia, chegaram a curar de reumatismo e paralisia um governador de Goiás no século XIX.
A cura através das águas existe há muito tempo e há em vários centros tratamentos hidroterápicos, que devem naturalmente serem acompanhados por um médico especialista.
Na Bíblia, Jesus curou um paralítico que não conseguia chegar a um tanque de águas que se acreditava serem agitadas por um anjo e terem poder curativo, quando isso acontecia.
Jesus, na realidade, curou muitos doentes, fisicamente quando esteve aqui na terra e ainda hoje cura muitos, pelo Seu poder, se pedirmos, através da oração. E Ele também sara  muitas vidas, daqueles que se convertem e procuram segui-lO, como a mulher samaritana da Bíblia, a quem Ele demonstrou o poder falando sobre o  passado e presente dela sem tê-la conhecido antes e ofereceu da água da vida, que é o próprio Jesus.   Cristo afasta as pessoas de uma vida que não leva à felicidade, e as leva à paz, à alegria e à esperança - assim age a água da vida. 
Há aqueles, entretanto, que passam por Jesus, sem lembrarem do Seu poder. Podem apenas gostar de reuniões onde se fale de Jesus, onde há música sobre Jesus, ou de histórias sobre Ele.  Podem tornar-se assim simpatizantes ou fãs de Jesus.  Mas não invocam o poder do Mestre para transformar a vida, entregando-se a Ele. Cristo está pronto a curar nossa vida, e levar-nos à felicidade, se procurarmos esse poder para nossas vidas.

"Água da vida, Cristo quer dar;
Ó, vem à fonte, 
tua alma restaurar!" 
(Do Hinário Adventista, inspirado em João 4:14) 

7 comentários:

  1. Olá Celina
    Que lugar lindo,percebo que você gosta muito de passear e isso faz um bem muito grande, é muito gratificante aproveitar as oportunidades da vida. Jesus é tremendo está sempre pronto para transformar vidas. Tenha um ótimo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  2. ¡Hola Celila, muchas gracias por su visita a mi Estoy a tu lado.
    Veo que habla de piscinas de aguas termales curativas. Son muy buenas, pero muy caras, las han monopolizado y solo pueden ir los ricos, yo me curé en una fuente de aguas de sulfuro de una enfermedad de piel incurable.
    Cecilia, si lo desea la invito a que se quede en mi casa.
    Con ternura
    Sor.cecilia

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga querida!
    Você sempre nos relata algo e em seguida faz uma bela aplicação. Que lindo ficou esse texto.

    Tá calor aqui...vendo as fotos da piscina...hummm que vontade de estar lá em Caldas Novas, ainda mais com os detalhes que nos destes...rsrsrs.

    Beijos querida e um sábado muito feliz pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  4. Oi Celina
    Tem outro selinho para vc no meu blog, pode pegar. Tenha um ótimo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Celina,

    boa noite amada,

    Esta semana foi muito e muito corrido p/mim, hj consegui atualizar o blog e enviar os comentários p/ meus amigos.

    Sobre sua postagem, belo relato. Sempe compartilhando de experiências pessoais. Muito bom.

    Que lugar lindo, que vontade de tirar uns dias de férias e descansar.

    Ah! obrigada hoje e sempre por estar em meu blog.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  6. Oi Celina
    Indiquei você para responder o Meme Literário, tem algumas regrinhas para seguir ok? Passa lá no meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá querida Celina!
    Obrigada pela sua visita!
    Gosto muito de piscinas aquecidas...deve ser um lugar muito gostoso! Quem sabe ainda vou conhecer!
    Vc tem vindo ao Sul? Quando vier me avise para nos encontrarmos!! Um grande beijo e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.