sexta-feira, 23 de março de 2012

Rotina e descanso da rotina

Como sabem, me aposentei no ano passado e até então tinha uma rotina de trabalho com horário fixo todos os dias, há quarenta anos.
Isso depois de terminar a faculdade, aos 21 anos, é claro. Um parênteses: muitos jovens têm pressa em trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro. Mas antes disso, se tiverem oportunidade, nada como se dedicarem a cursar uma faculdade, estudarem, conviverem com os colegas, lerem muito, pesquisarem! É um tempo ímpar e vivê-lo faz parte do preparo para a vida profissional e pessoal.
Antes de minha aposentadoria já sabia que precisaria de uma rotina organizada para continuar bem. Então, como sou professora, Deus providenciou para mim umas aulinhas de música em alguns dias da semana - três dias. Alunos de música são alunos especiais, porque a maior parte deles está muito motivada a aprender, pois querem logo tocar para o lazer ou na igreja, como é o caso de meus alunos. Todos participam com atenção da aula e muitos progridem espantosamente rápido.
Tenho as aulas de ginástica - no caso, eu sou a aluna. E preciso disso para manter o corpo saudável.
Em casa, preciso arrumar e cuidar da higiene do ambiente. Meu esposo se ocupa da cozinha. Não temos ajudante, exceto o Lucas, nosso neto, algumas vezes.
E outra rotina é acordar nosso adolescente todos os dias a tempo de ir para a escola, lembrá-lo do horário das demais atividades, ajudar nos deveres e no estudo, quando necessário.
Essa rotina ocupa quase toda a semana, de domingo a sexta-feira.

Sexta-feira à noite é dia de ensaiar com a orquestra da igreja, sob a regência de nosso maestro, para os cultos do fim de semana. Aos sábados, louvamos a Deus, estudamos Sua Palavra e descansamos de nossa rotina, pois Ele nos deu esse conselho, de lembrarmos e santificarmos um dia para Ele.
O ser humano precisa de rotina, precisa de descanso e precisa de adoração a Deus, nosso Senhor e mantenedor.

"Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do sol." Eclesiastes 3:1


6 comentários:

  1. Oi Celina querida!
    É mesmo, precisamos da rotina para que as coisas saiam organizadas, mas precisamos do descanso, mental e físico.
    Que bom que o sábado está chegando pra sairmos da correria diária.
    Beijos amiga e um feliz sábado pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cida.
    Tenha também um feliz sábado com o esposo e filhinha.
    Da
    Celina

    ResponderExcluir
  3. OI amiga isso é uma verdade os dois são importante, tanto o trabalho como o descanso, viver fazendo so um dos dois nao dar certo

    Um belo FDS

    ResponderExcluir
  4. Olá Celina
    Gostei muito dessa sua postagem, copiei o começo quando você fala para os jovens e levei para o facebook, colocando a fonte, acredito que vai contribuir muito para os jovens. Tenha uma tarde ótima. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinalva!
      Obrigada pela visita.
      Vi o compartilhamento. Que bom que você julga que pode ser útil a reflexão!
      Boa semana. Deseja a
      Celina

      Excluir
  5. Legal o texto Celina, precisamos mesmo ter uma rotina para vivermos bem, sou prova disso. E quer dizer que a senhora também é professora de música? Eu sou apaixonado por música, mas ainda não sei tocar nada kkkk Comecei a aprender violão, mas o professor ficou faltando demais e meu pai resolveu dispensá-lo. Daí até hoje não consegui. Gosto muito de cantar também, mas creio que preciso aprender muitas técnicas, enfim ...

    Que Deus te abençoe, forte abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.