sexta-feira, 22 de março de 2013

Água

Hoje, Dia mundial da água, ouvi logo cedo um noticiário na TV sobre a região administrativa de Ceilândia, no DF,  antigamente chamada cidade satélite, e que completa hoje 42 anos.
Comentou a jornalista que ali residem muitos nordestinos, pois do nordeste do Brasil vieram os construtores de Brasília e fundadores de Ceilândia. Uma senhora entrevistada contou como é importante a imagem símbolo da cidade, uma caixa d'água, conhecida como a "estrela" de Ceilândia, pois na época de sua criação  não havia água encanada e o banho era o chamado "banho de canequinha", em que se coloca água num recipiente e dali se tira a água com uma caneca, jogando-a no corpo, para a higiene diária.
Mas agora Ceilândia tem água encanada, evidentemente, e tem também a maior concentração de moradores do DF e blocos de apartamentos de vários andares, muito comércio e serviços, inclusive um campus da Universidade de Brasília, onde funciona o curso de enfermagem. Um de meus filhos chegou a morar em Ceilândia durante alguns anos, logo que casou, numa edícula no lote dos sogros. 
Por lembrar Ceilândia, lembramos também da região nordeste do Brasil, em que alguns estados enfrentam atualmente grande seca, com sacrifício de muitas pessoas, que vivem com muito pouca água diária, retirada de açudes, que ainda conservam alguma água ou recebida através de caminhões pipa, que a levam a alguns lugares. 
A água falta em algumas regiões e é objeto de desperdício em outras. Eu mesma gosto de passar longos minutos no banho. É bom lembrar que temos de fazer bom uso dos recursos que temos, pois poderão vir a faltar pelo mau uso que o homem faz deles. Lembremos de fazer nossa parte e preservar os recursos ambientais.



Poderá também apreciar o blog
Um pouco de música


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo.