segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Conselhos sobre saúde

Ouvi neste final de semana alguns conselhos sobre saúde, expressos por um palestrante radicado nos Estados Unidos, o médico Silmar Cristo.
Ele frisou que há muitos conselhos que são retirados pela ciência da Bíblia, como por exemplo o hábito de realizar a assepsia, que foi introduzido no início do século XX, pois até aí não se tinha ideia da contaminação através das bactérias nocivas pelo contato. Já nos primeiros livros da Bíblia, é muitas vezes mencionada a desinfecção depois do contato com impurezas.
O palestrante mencionou também que mesmo muitos cristãos que não têm hábito de fumar ou beber correm sério risco de saúde por não praticarem alguns princípios básicos. Apresentou conselhos que podem iniciar a ser colocados em prática de forma crescente num programa de algumas semanas. Seguindo esses princípios, é possível melhorar a condição de saúde em muito.
Vou compartilhar alguns desses conselhos com vocês:

1 - ingerir a quantidade recomendada de água diariamente;
2 - mastigar adequadamente os alimentos (não comer apressadamente);
3 - programar o início do horário de sono até as 22h 30 (não dormir depois desse horário);
4 - utilizar alimentos crus e alimentos cozidos às refeições;
5 - realizar exercícios físicos cinco a seis vezes por semana (exercícios aeróbicos e alongamentos ao final);
6 - combinar bem os alimentos (evitar frutas e verduras na mesma refeição, evitar frutas doces com frutas ácidas, evitar amido com fruta ácida, evitar muita variedade na mesma refeição);
7 - eliminar bebidas estimulantes (cafeinados, bebidas alcoólicas, refrigerantes);
8 - eliminar cereais refinados e substituir pelos integrais (utilizar arroz integral e pão integral);
9 - eliminar produtos de origem animal (ter cuidado de verificar o índice de vitamina B12 de três em três anos);
10 - eliminar açúcar refinado.

Vou procurar seguir alguns desses conselhos sobre saúde! Vejam se acham algum deles que possa melhorar a sua saúde também!

2 comentários:

  1. Olá Celina

    Ótimas dicas, gostei muito. Um forte abraço amiga.

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    1. Estou seguindo algumas destas dicas. Gostei do cardápio que foi apresentado para o almoço: um cereal integral (como arroz ou milho), uma leguminosa (feijão ou lentilha ou grã de bico), uma salada crua com um vegetal verde (alface ou agrião ou outro) e um vegetal colorido (cenoura, beterraba ou outro), um vegetal cozido (abóbora ou mandioca ou chuchu ou outro), frutas oleaginosas (castanhas ou nozes ou outras).

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