quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"Mira que lindo" - observações nas férias





Viaduto na entrada da BR 448, recém inaugurada, visto do automóvel

Estou em férias e fiz alguns passeios, tirei algumas fotos, escrevi alguns posts e fiz algumas observações.
Uma delas foi a de que a visão de um turista é diferente da visão do morador da cidade. De tanto olhar os mesmos lugares, as pessoas não se encantam mais com eles e nem veem algo de positivo nos melhoramentos que acontecem. Vejam: um inventor - não sei o nome dele - criou um veículo chamado aeromóvel que funciona a ar, o que é admirável, pois, se colocado em prática, pouparia o nosso ar de muita poluição, além de proporcionar uma economia enorme de combustível caro. Esse veículo ficou mais de 10 anos numa espécie de exposição permanente perto da Praça dos Açorianos, em Porto Alegre. (Não o vi lá este ano, embora alguém tenha dito que continua no mesmo lugar.)
Chegando agora na cidade, fui ao aeroporto de trensurb - um metrô de superfície - e descobri que há dois aeromóveis em frente à Estação aeroporto do metrô, ligando-a ao Aeroporto Salgado Filho. Fiquei muito feliz em ver um invento que esteve tanto tempo apenas em exposição ser colocado em prática - e espero que o projeto cresça em extensão. Publiquei isso no meu outro blog e fiz a propaganda no face. Logo notei que as pessoas da cidade não estavam gostando do aeromóvel no aeroporto e logo surgiram críticas sobre o longo período de inatividade do projeto. Isto é, os moradores costumam ver os aspectos negativos da sua cidade e não veem os aspectos positivos. 
Vi também uma estrada nova, que foi inaugurada há algumas semanas pela Presidente e estou até com medo de postar sobre o assunto na rede social que uso: a estrada deve desafogar uma outra, muito congestionada, a BR 116, pois se destina principalmente a ligar Porto Alegre a cidades muito próximas, onde residem muitos trabalhadores na capital do estado. Mas com certeza deve haver críticas sobre o assunto. A propósito, a nova estrada fica próxima ao novo estádio do Grêmio, time oponente àquele a que torço, o Internacional. (E é um estádio bonito, assim como o do Internacional deve ficar, após as obras.)
Maravilhar-se é algo que turistas costumam fazer e amo escutar a frase dos irmãos argentinos, quando veem um lugar que os agrada: - Mira que lindo!
Teríamos um ano bem mais feliz se víssemos as coisas interessantes, positivas e bonitas dos locais em que vivemos,  em lugar de vê-las apenas nas cidades que visitamos e onde outras pessoas vivem. Vamos maravilhar-nos com o dia que nasce, o lugar onde fazemos caminhadas ou exercícios físicos, os lugares por onde passamos para ir trabalhar, as programações na igreja local. Vamos maravilhar-nos com nosso cotidiano.
- Mira que lindo!




 Vista de Porto Alegre e do estádio Arena do Grêmio Futebol Portoalegrense, da BR 448


Aeromóvel, em frente ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

4 comentários:

  1. É isso mesmo amiga, vamos nos maravilhar com cada dia que amanhece e que estamos vivos, com saúde, lutando e trabalhando.
    Vamos nos maravilhar com tudo que Deus criou e que está ao nosso redor.
    Gostei muito do seu texto. "Mira que lindo".
    Beijos pra você e pro Cláudio.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga
    Que postagem linda, cheia de vida. O mundo está repleto das maravilhas de Deus e você é uma delas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Celina, que legal suas observações sobre a cidade de POA. Quando estive na casa de Gi, passei pela arena do Grêmio, muito bonito por sinal. Ah! Bateu saudade do RS.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lindo...amei Celina. Forte abraço!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.