sábado, 20 de setembro de 2014

Árvores no quintal

Quando eu era criança, havia algumas árvores no quintal da casa em que morávamos. 
Em alguns meses do ano  - não me lembro mais em quais - havia abundância de laranjas e limões e movimentação para preparar doces com as laranjas próprias. A casca era raspada e o bagaço retirado de dentro, de forma que ficasse apenas uma esfera vazia, que era cozida em uma grande panela no fogão a lenha, com açúcar para formar uma calda.
Na mesma ocasião, os canteiros onde estavam essas árvores ficavam cobertos de flores pequenas, que eu usava para ornamentar as casinhas de bonecas.
Lembrei desses fatos de minha infância, quando li uma reflexão sobre árvores, da qual transcrevo um pequeno trecho.
"Vocês já pensaram que seria do mundo sem as árvores? os campos seriam monótonos, as ruas das cidades cansativas, os rios sem graça. Há muitas árvores históricas. Existe na Ilha de Ceilão a árvore de Bo, que se diz ter 2.200 anos. Segundo a tradição foi plantada em 288 antes de Cristo. (...) 
O chamado pinheiro santo de Carasaqui, no Japão, foi plantado em 640 da era cristã, pelo imperador Jonai. Tem 12 m de circunferência no tronco. É visitado, anualmente, por cerca de cem mil peregrinos."
No Novo Mundo, é considerada a maior árvore a sequóia da Califórnia. Uma delas tem uma galeria escavada no tronco, que permite a passagem de um automóvel.
É surpreendente a vitalidade dessas árvores. Em comparação com elas, que representam os nossos escassos anos de vida? Mas o Criador, que sustém a vegetação e toda a Natureza, prometeu conceder aos que O aceitam, uma vida que não terá fim."

"Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. " Jó 14:7

Fonte: JAMES A. e PRISCILA M. TUCKER. Mistérios da Natureza. Inspiração Juvenil.  Tatuí, são Paulo, 1992.

2 comentários:

  1. Amém. Que linda reflexão!
    Na casa dos meus pais também tinha essa árvore, essa laranja que faziam doce.. tenho ótimas recordações dessa época da minha infância também
    Uma ótima quarta para você Celina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina
    Linda mensagem. Quando éramos pequenos também morávamos numa casa com árvores. Saudades demais daquele bairro. Bjs amiga.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.