segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O ouro de Katya


Estou resumindo mais um livro, hoje. Chama-se "O ouro de Katya - a atleta que fez a escolha certa", a autora é Ellen Bailey e foi publicado pela Casa Publicadora Brasileira, em tradução de Karina Carnassale Deana. É um livro juvenil mas traz lições que servem também para os adultos.
Conta a história de uma patinadora, desde sua infância, na Rússia, quando cuidava os gansos de sua avó, aprontava algumas travessuras inconsequentes  e ouvia as histórias do passado de seu país.
Algumas vezes, metia-se em brigas na escola e era castigada violentamente por seu pai. Uma vez deixou de receber uma distinção - participar do grupo Jovens Pioneiros - por ter-se envolvido nesses incidentes.
Nessa época ouvia sempre dizer que a religião era "o ópio do povo" - uma frase conhecida e repetida - e que a Bíblia apresentava fábulas, como a da jumenta falante e Balaão.
Foi também no final da infância que iniciou a aprendizagem da técnica de ski "cross country", mas começou a faltar às reuniões do clube de ski para brincar de bonecas com uma amiga.
Mais tarde, começou a treinar arduamente e a competir. Logo destacou-se no esporte.
Nos intervalos das competições, ajudava nos trabalhos de produção de verduras na estufa. Um dia, apareceu em casa o treinador e a convidou a participar da Equipe Regional. Infelizmente, a escola ficou um pouco esquecida com essas competições, mas conseguia aprovação devido ao sucesso no esqui.
Continuo a história amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo.