domingo, 20 de março de 2016

Outono


Hoje, 20 de março, inicia-se o outono no hemisfério sul. É o equinócio de outono, em que a terra se encontra igualmente iluminada nos hemisférios norte e sul. A partir daí, no hemisfério sul a iluminação dos dias passa a diminuir até 20 de junho, quando ocorre o solstício de inverno.
Aqui em Brasília, nesta época as chuvas começam a diminuir. A partir de maio, chove muito pouco ou mesmo não chove até o mês de setembro. A temperatura é amena, porém a umidade do ar diminui muito e algumas pessoas sofrem consequências desagradáveis em razão disso.
Esse espetáculo das folhas amarelecendo não se vê por aqui nessa época, mas a grama começa a ficar menos verde, à medida que as chuvas cessam. Ela vai secar mesmo no inverno, voltando a crescer na primavera.
Nesse período, é possível fazer muitos passeios porque o tempo é seco. Já prometi a meus netos Lídia e Joás irmos a um parque que fica um pouco mais longe, iniciando o passeio pela manhã. Vamos providenciar a autorização dos pais, não é?
Há uma metáfora sobre a vida, associada às estações do ano. Como as pessoas atualmente permanecem em atividade durante muito mais tempo, creio que na idade em que estou posso dizer que estou no outono e pretendo aproveitar bastante esta estação da vida.
Boa estação do outono para todos os leitores (metaforicamente ou não).




4 comentários:

  1. Lindo post, Celina!
    E que os outonos da vida sejam Bem-Vindos no nosso coração...
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Celina
    Eu, como vc, também estou no outono. Quero agradecer seu comentário e partilha no pensandoemfamilia. histórias de vida são muito bem vindas para mim.

    ResponderExcluir
  3. Olá Celina
    Bela reflexão. Como é importante aproveitar cada estação da vida. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Celina,
    Desejo um bom outono aí e aproveite bem esses passeios com seus netinhos.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.