domingo, 20 de novembro de 2016

Consciência Negra


Hoje,  Dia Nacional da Consciência Negra, constante nas escolas como data comemorativa, feriado em vários municípios, destinado a enfatizar a imagem do negro, um dos componentes da cultura brasileira. A data lembra a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695.
Encontrei no livro de reflexões destinado a jovens as seguintes palavras, da autora Cecília Nascimento:
"Infelizmente, o ser humano tende a desprezar aquilo que considera diferente, e as chamadas minorias são vítimas de preconceito desde os tempos antigos. O mais interessante é que, se você parar para pensar, as minorias, na verdade, acabam sendo a maioria. Quer saber como? Somando o número de negros, mulheres, índios, idosos e crianças restarão apenas os homens brancos, a verdadeira minoria. Isso mostra como o preconceito é sem sentido. Todos merecem o mesmo respeito, inclusive as pessoas brancas. (...)
Não há espaço para o preconceito no grupo dos remidos. Apocalipse conta que ele é formado por pessoas de todas as nações, tribos, etnias e línguas; por negros e brancos, mulheres e homens. Convido você a fazer hoje uma reflexão profunda e sincera. Existe algum preconceito que ainda encontra lugar em seu coração? Peça a Deus que o elimine com seu poder. Para fazer parte do diversificado grupo dos remidos, você deve se familiarizar hoje com todos os filhos de Deus, independentemente de etnia, sexo ou cor." (Nascimento, Cecília E. Inspiração Juvenil - De olho no prêmio. Tatuí, SP, CPB, 2015.)
Estendo a vocês, queridos leitores, o convite da autora: precisamos nos familiarizar com todos os filhos de Deus, independentemente de etnia, sexo ou cor.





5 comentários:

  1. Oi Celina!
    Belíssimo texto para reflexão.
    Deus não faz acepção de pessoas, nós também não devemos fazer.
    Um beijo querida irmã.

    ResponderExcluir
  2. Olá Celina
    Linda reflexão. Todos somos iguais para Deus, não deveria existir preconceito. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa e bonita a sua mensagem, Celina.
    Deixei outro dia um comentário/ niver do seu marido e também um outro no post seguinte, desejando marcar um encontro c vc... Creio que não tenha visto! Estive recentemente aqui c a Roselia, fizemos posts falando um pouco da ocasião.
    Estou indo à terrinha/Recife em férias... Até breve...
    Deus é Maravilhoso e tudo faz perfeito no Seu devido tempo... Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Infelizmente esses preconceitos são as armas dos ignorantes .
    Somos todos iguais.
    abraço

    ResponderExcluir