sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Primeiro dia de aulas


Este é o mês tradicional de início das aulas, no Brasil, exceto em algumas cidades do sul, devido ao calor e à temporada de praia.
Assim, hoje foi o dia de apresentação dos alunos aqui em Brasília, nas escolas públicas. Nós, professores, já nos havíamos reunido para o planejamento, deste dia e do ano letivo.
Particularmente, estou muito feliz e agradecida a Deus, porque no início desta semana sabia apenas que iria lecionar à tarde numa escola que fica a 30 minutos de carro do local em que resido, mas desconhecia para que escola seria lotada pela manhã.
Quando, no dia marcado, olhei o resultado de meu requerimento no site da Secretaria de Educação, já comecei a agradecer: meu requerimento de lotação no turno matutino em escola próxima à minha casa havia sido atendido. No dia seguinte, quando fui chamada, de acordo com minha ordem de classificação, a escolher a escola, constava na lista de vagas ainda a mesma onde havia trabalhado de forma provisória no ano anterior. Assim, pude escolhê-la novamente e para lá retornar.
Fica na quadra ao lado, a 5 minutos de distância, se for a pé. Graças a Deus por isso.
Quando me apresentei, a escola estava ornamentada de forma muito acolhedora e os professores receberam uma amável saudação, além de algum material para o trabalho, ofertado num atraente estojo - toque pessoal da equipe gestora.
Tivemos um dia destinado a planejar a aula inicial. Hoje, num primeiro momento, a direção dirigiu-se aos alunos, falando sobre  as normas, a equipe de direção e os docentes e dando-lhes as boas-vindas. Foi também cantado o Hino Nacional, recordando o amor que devemos ter ao país e os deveres de cidadania. Em seguida, entramos em sala de aula e passamos aos alunos a mensagem que havíamos preparado para hoje. Após apresentar-me, li um texto do livro de reflexões para os jovens "De olho no prêmio", da autora Cecília E. Nascimento. Ele conta a história da abertura da Olimpíada em Londres, em 2012, quando a rainha Elizabeth II foi recebida em pé no estádio olímpico, em sinal de respeito, e este é o título do texto - Em sinal de respeito. Liguei este texto à escola e ao respeito que devem todos à direção e aos professores, bem como ao respeito devido às autoridades em geral. Expliquei quais as atitudes que mostram essa postura. Para terminar a aula, li um poema expressando votos de felicidades à vida de todos os alunos, "Te desejo vida", de Fávia Wenceslau, do qual transcrevo a última estrofe, estendendo a todos os leitores estes votos:
"Eu te desejo muito mais que mil amigos,
A poesia que todo poeta esperou
Coração de menino cheio de esperança
Voz de pai amigo e olhar de avô."
Concluindo, foi uma abençoada semana e este foi um ótimo dia de trabalho. Por tudo isso, agradeço a Deus, incluindo esta postagem na blogagem coletiva Bênçãos da semana , da amiga Cida, de Compartilhando Bênção, prevista para as sextas-feiras, mas sem obrigatoriedade de regularidade para postar. O agradecimento é espontâneo, quando o coração pede.



6 comentários:

  1. Que lindo primeiro dia e adorei o texto poesia! Vale muito e fica bem marcado! Bom ano letivo! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Um post cheio de ternura e beleza...
    Bênçãos e mais bênçãos sempre cercando e enchendo a sua vida, Celina! Deus é bom!...
    Não estou esquecida do nosso encontro, ainda um pouco "lotadinha" de compromissos... Deus providenciará!
    Bjs e ótimo sábado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não esqueci do combinado, Anete.
      Temos a agenda lotada mas vamos achar um espaço quando for oportuno.
      Bjs.

      Excluir
  3. Olá Celina
    Que ótimo retorno às aulas, parabéns pelo belo trabalho. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Que continuem a ser ótimos dias de trabalho...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Puxa Celina, que benção esse retorno seu ao trabalho.
    Que Deus te abençoe muito esse ano e aos seus alunos também, através da tua vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.