quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Falar e calar

Aprecio muito um versículo em Provérbios que compara as palavras adequadas a joias : "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Provérbios  25: 11 Estava procurando esse verso hoje de manhã, para escrever sobre ele, quando encontrei outro, também sobre a palavra no momento adequado. Gostei tanto, que escrevi sobre este último no blog "Versículo para hoje", uma novidade a que estou me dedicando. Quero ressaltar a importância que o autor dá ao uso sábio de nosso falar, nesse livro inspirado.
Vejam o versículo que achei hoje e o que escrevi.

"O homem se alegra em responder bem e quão boa é a palavra dita a seu tempo." Provérbios 15:23

Quando levo as provas para entregar aos alunos depois de corrigidas, escuto manifestações de alegria quando as notas são boas. Todos nos alegramos quando respondemos bem.
Algumas vezes até planejamos respostas ou contamos aos outros como respondemos a tal e tal observação de alguém, como foi uma conversa ...
Há sites que vivem de respostas, e, navegando neles, nos divertimos respondendo ou recebendo respostas.
A Bíblia nos fala que é boa a palavra dita a seu tempo. Responder bem és responder a seu tempo. Dá para perceber que há tempo em que é melhor não responder. Existe tempo de não responder. Nas provas alguns alunos respondem qualquer coisa julgando que não vai ser lida pelo professor ao corrigir. Muitas vezes o professor prefere que não encontrar nenhuma resposta a encontrar respostas totalmente inadequadas...
Há também respostas que podem ser adequadas aos olhos dos homens mas não adequadas aos olhos de Deus, porque não dizem o que Jesus diria em nosso lugar.
E às vezes a melhor resposta, a mais adequada, é o silêncio, para não ferir, não ofender, e não faltar com o amor. O silêncio muitas vezes é mais difícil que uma resposta, mas é a resposta mais cristã em certas ocasiões.
Em música, existem os sons e existe a pausa. A pausa diz muito numa música. Se executarmos algum som na pausa, seremos repreendidos pelo maestro.
Vamos perceber onde devem existir pausas em lugar de palavra.

6 comentários:

  1. olá Celina paz
    linda reflexão, um grande abraço amiga.

    ResponderExcluir
  2. Em Celina, muiot bom seu texto em Proverbio 25:11 diz A palavra falada, na hora certa, é tão valioso quanto uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro.

    UM bom dia

    ResponderExcluir
  3. Querida Celina....quando meus irmãos e eu erámos pequenos me mãe ensinou que nem tudo se responde com palavras....que nós saberíamos quando seria a hora de ficar em silêncio... Lendo sua postagem de hoje, me fez voltar no tempo...Obrigada querida!!! É uma forma muito importante de pregar a palavra de Deus. Deus abençoe voce e sua familia...Tenha certeza que corações serão alcançados...xeroooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Celina, também gosto muito desse versículo de Provérbios 25:11, e gostei demais do seu texto.
    Precisamos aprender a falar e calar no tempo certo.
    Beijnhos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Querida Amiga,

    Recebi seu comentário em meu blog.
    Obrigada pelo carinho e pelas palavras de esperança e fé. Recebo e creio nessa vitória.
    Obrigada por ser bênção em minha vida, mesmo que de longe.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  6. Olá Celina,

    Gostei mto da postagem.

    O livro de Provérbios é rico em ensinamentos. Se todos nós vivêssemos o que está declarado naquele livro, seríamos prósperos em tudo.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.