domingo, 3 de julho de 2011

Rio Grande do Sul

Hoje de manhã, ouvi os sons de um programa na televisão - Pampa e Cerrado - que me recordaram do estado em que nasci. Esse programa apresenta uma música como tema, com o mesmo título do programa, e que diz "Pampa, pampa, pampa e cerrado / alargando as fronteiras do pampa do nosso estado."
É um gaúcho o apresentador, com aquele bonito acento com que falam os patrícios do Rio Grande. (Já fui contagiada pelo vocabulário.)
A música evoca o fato de que há muitos gaúchos na região central do Brasil, inclusive agricultores, cultivando no cerrado. Não sou agricultora, mas também habito no cerrado.
Assim, neste domingo, saudosa de meu Rio Grande do Sul, recordo alguns lugares que já visitei na minha terra.
Em Porto Alegre, amo as margens do Guaíba - rio que banha a cidade - e o parque Farroupilha, cujo nome lembra a famosa Revolução  liderada por Bento Gonçalves e outros, e pacificada por Caxias, no século XIX. A Revolução é lembrada em 20 de setembro, quando os gaúchos pertencentes a movimentos tradicionalistas desfilam pilchados pelas ruas. Pilchados significa usando a roupa típica do campo, com bombachas, esporas, cinturão, chapéu. E as prendas - as moças e senhoras - usam vestidos rodados. Diz o hino do Rio Grande do Sul :"Como aurora precursora do farol da divindade/foi o vinte de setembro precursor da liberdade (...)"
No sul do estado já visitei Rio Grande e Cassino, no mesmo município. Rio Grande é um porto marítimo e Cassino, uma bela praia, onde se encontram os chamados molhes, uma plataforma de pedra que avança para o  Oceano, construída pelo homem, onde se pode andar num trenzinho até muitos metros sobre o mar.
Também visitei São José do Norte, em frente a Rio Grande, para onde se pode viajar numa barca. Ali o Claudio passou o início de sua infância, quando o pai dele era o policial chefe do destacamento da Brigada Militar (força policial do estado, semelhante à nossa Polícia Militar aqui no DF).

Fui também ao noroeste, à região das Missões, onde outrora os jesuítas viviam com os indígenas guaranis. Ali há ruínas de uma arquitetura por certo inspirada na arquitetura europeia e de aldeamentos que apresentavam organização para agricultura, pecuária, educação, saúde, indústria, inclusive de instrumentos musicais, e que foram depois destruídos numa guerra contra portugueses e espanhóis,  em que as missões deveriam serem transpostas para outro território. As missões jesuíticas são lembradas num espetáculo de luz e som que é apresentado diariamente em São Miguel. Minha irmã mora numa cidade próxima, Santo Ângelo.
Na orla marítima, conheço Tramandaí e Cidreira, aonde costumo ir nas férias. Tramandaí fica ao lado de outra praia, Imbé, onde costumam aparecer botos, e onde fica um museu oceanográfico. É em Tramandaí que costumo comer um de meus pratos prediletos - à la minuta, que lá corresponde a uma refeição feita na hora com bife, batata frita, arroz e salada com alface e tomate. Não sei por quê, mas lá esse à la minuta é mais saboroso.
Gramado e Canela, na serra, mostram o encanto da Europa, trazido pelos imigrantes.
Não pretendo agora residir novamente no meu estado natal, porque o clima é excessivamente frio no inverno, mas devo continuar visitando o Rio Grande nos verões, passando alguns dias em algum desses lugares.
E por hoje era só, estava só lembrando de meu torrão natal.

13 comentários:

  1. Transcrevendo o comentário por email da Anamaria, de Joinville (ex-colega de Porto Alegre):
    Lindo,Celina!
    "Quem anda pelo mundo feito pé de vento,guarda sentimento muito grande da querência."
    Beijos.

    Também achei lindo o pensamento, Ana. Celina

    ResponderExcluir
  2. Hola,querida celina pásate por mi blog a buscar un premio con motivo de mi cumpleaños, lo he hecho con mucha ternura
    Sor. Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Oi Celina!
    Lembro de uma vez que fui pro RS, viajávamos horas só tendo por companhia os pampas, vi num determinado lugar, que nunca esquecerei, um rebanho de olvelhas, nesse lugar tinham pés de laranjas e um riozinho... então começou a surgir o pôr do sol, foi magnífico, nunca esqueci aquela cena maravilhosa.
    Quero conhecer Gramado e Canela, já nos programamos algumas vezes pra ir lá, mas não deu por um motivo e outro, mas sei que num futuro breve conhecerei....rsrsrs.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Celina
    Lindos lugares você tem viajado, como é gratificante viajar, continue aproveitando os lugares. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Querida Celina:
    Pinche el premio con el lado izquierdo del ratón, se quedará el premio solo en la parte superior izquierda de su pantalla, fuera del texto, entonces pinche el lado derecho del ratón y busca la opción que desee, guardar en mis documentos ...por ejemplo, y ya está.
    Muchas gracias por quedárselo, lo he dado con mucha ilusión, lástima que no puedo llegara a todos.
    Le dejo un beso de ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderExcluir
  6. OI celina obrigada por partilhar esses momentos que vc tem desfrutado. tenho voltado de conhecer essa região.

    Amiga te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga do coração,

    boa noite,

    Falando em RS, creio que esta semana eu vou p/ este estado a trabalho.

    Fui apenas uma vez (mes passado) mas nao tive o privilégio ainda de conhecer Gramado e Canela...

    Tem muitos lugares lindos naquele estado.

    Desejo a vc uma semana de muitas vitórias e bênçãos de Jesus Cristo.

    Vc bem que poderia morar perto de mim né? hehehe

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  8. Olá Celina, obrigada pelo comentário lá no post no blog da Cida, adorei o que você escreveu! Muito obrigada!
    Conheci seu blog agora, e de cara já amei, afinal com um post desses sobre o meu estado lindo que eu amo!!!! Tem muita coisa linda nesse sul! Se um dia vier pra Santa Maria me avise!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Celina,
    então somos conterrâneas "guria"!
    Já passei por estes lugares das fotos, se fosse hoje tu teria que estar com muuuita roupa porque tá muuuito frio aqui no Sul.
    Beijoos querida, uma ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  10. Un bonito lugar para visitar,
    gracias por compartir, un grato placer pasar por tu casa.
    feliz semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Mamãe do Danielzinho4 de julho de 2011 às 16:26

    Que legal conhecer um pouquinho do Rio Grande do Sul atraves de você, Celina.
    Eu tenho vontade de conhecer Gramado um dia, mas vai ter que ser no verão porque o frio não é comigo rs.
    Um beijo e semana abençoada!
    Lauri

    ResponderExcluir
  12. Depois de ler esse post a vontade de conhecer o SUL só aumentou. Eu creio que um dia o Senhor me dará esse presente.

    Amei a postagem Celina.

    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Celina,

    Obrigada pelas dicas (email).

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.