quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Concerto em frente à minha casa
Ontem à noite tive a incomparável oportunidade de assistir a um concerto em frente à minha casa. Na realidade, moro atualmente num prédio em frente ao estádio localizado na cidade, e foi no estacionamento desse estádio que se apresentou, num palco montado num caminhão, o pianista Arthur Moreira Lima.
Apresentou música erudita, desde Johann Sebastian Bach até compositores brasileiros do século XX, Arthur Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, passando por Chopin e Beethoven (“Sonata ao luar”).
Foi na Sonata opus 27 nº 2, denominada Sonata ao luar que pudemos apreciar a sensibilidade e técnica do concertista. No primeiro movimento, mostrou romântica meditação, passando a uma atitude clássica no segundo movimento e à virtuosidade e arrojo do terceiro. Nos meus tempos de estudante de piano, cheguei a estudar essa sonata e assim foi a peça que mais apreciei no concerto.
Moreira Lima também explica o que está apresentando e falou da ligação de Chopin com a Polônia, mostrando o paralelo existente na ligação de Villa-Lobos com nossa música regionalista e do maestro Radamés Gnatalli com a música popular brasileira, para a qual criou arranjos eruditos. Também foi um arranjo erudito de Asa Branca, de Gonzaga, que o concertista Moreira Lima apresentou.
Encontrei uma aluna iniciante de piano no evento, e ela viajou mais de trinta quilômetros para assisti-lo, o que mostra o interesse dessa jovem, bem como da irmã dela, também aluna da escola de música de nossa igreja, na música erudita.
Como sabem, moro num bairro, ou região administrativa, como se diz aqui, distante 40 quilômetros do centro da cidade. A música é um dom de Deus e a boa música, como é a música erudita, pode e deve ser apreciada por todos.
É uma iniciativa digna de aplauso esse projeto de Arthur Moreira Lima que oferta música às cidades distantes das salas de concertos, colocando “Um piano na estrada”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Celina!
ResponderExcluirOlha que legal, eu adoraria assistir um concerto assim. Que privilégio hein?
Ei amiga, você já mudou? É que estavas um pouco ausente e eu imaginei que estavas fazendo a mudança e por isso sem internet e sem dar notícias...rsrsrs.
Que bom vir aqui.
Beijinhos e fica com Deus!
Que maravilha Celina, um concerto assim em frente à sua casa!
ResponderExcluirAmiga, que clima seco tem feito aqui no DF heim... o jeito é se hidratar muito, tomar muita água e orar para que a chuva venha logo!
Que bom que você mudou e já está de volta ao blog!
um beijo,
Lauri
olá Celina paz
ResponderExcluirque lindo celina assistir um concerto, muito legal. um dia maravilhoso repleto de alegrias. bjs
OI celina que chic em amiga, novo endereço e de quebra um concento na porta da casa.
ResponderExcluirAmiga te desejo uma bela moradia.
Um bom FDS
Olá minha amiga,
ResponderExcluirSenti sua falta.
Mas eu também ando meio sumida. Correria das mudanças (cidade).
Que privilégio assistir um concerto da sua casa?
Nossa!!!!
Deus abençoe
beijos
Suely
Que lindo precisamos resgatar estes momentos onde podemos ouvir músicas que nos faz recordar.
ResponderExcluirTenha um Feliz Dia!
beijos
NAy