terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Novo ponto turístico - travessia hidroviária

Estou em minha cidade natal. Além de estar com os familiares, fizemos alguns passeios.
Fomos ao Parque Farroupilha (um de meus lugares prediletos) e ao Parque do gasômetro, na beira do lago Guaíba (que já foi chamado de rio), ao shopping novo - o Barra Shopping Sul, e, ainda,  descobrimos uma nova atração turística.
Como temos familiares na cidade de Guaíba, que fica em frente a Porto Alegre, recebemos a sugestão de ir até lá de catamarã. Ficamos sabendo então que foi inaugurada este ano uma linha de transporte hidroviário, através de uma empresa que trabalha também no norte do país.
Experimentamos a travessia. Há um túnel para atravessar do centro ao cais do porto, já com a indicação: Travessia hidroviária Porto Alegre - Guaíba.
Chegamos a uma moderna estação, semelhante às de metrô, com bilheteria e uma sala de embarque. Além da sala de embarque fechada, há também uma área para espera à beira do Guaíba, com uma linda vista.
A embarcação chegou no horário para a partida e foi pontual também na viagem, de apenas 20 minutos. Almoçamos com nossos familiares e voltamos à tarde. É necessário comprar os bilhetes com antecedência, devido à alta procura.
A paisagem é magnífica durante a travessia, o veículo é fechado e todos viajam sentados em confortáveis poltronas. Pode-se ver através dos vidros a orla do Guaíba do lado de Porto Alegre e do lado oposto. No meio do rio, há ilhas e muitas aves. Também são projetados vídeos sobre a própria travessia e com recomendações para segurança.
Fiquei satisfeita em estar em minha cidade e poder descobrir novidades em meio aos lugares familiares.
Na próxima semana, devo visitar também um lugar novo, no trajeto de volta para casa.