segunda-feira, 5 de março de 2012

Deus forte, conselheiro e príncipe da paz

Um artigo sobre conselhos.
Quando eu era jovem, li uma fábula sobre o sapateiro que olhou um quadro e viu um erro na sandália da personagem retratada. Falou em voz alta sobre o erro e o pintor, que estava escondido, consertou a sandália. Satisfeito com o resultado de sua crítica, referiu-se novamente em voz alta a um outro ponto da figura retratada, sugerindo modificação. Então o pintor apareceu e falou o provérbio: "Não se meta o sapateiro adiante da sandália."
Quantas vezes somos tentados a dar opiniões e conselhos que não nos dizem respeito. Até mesmo aqui nos blogs ou nas redes sociais, é bom que pensemos que nossas palavras terão consequências.
Que falemos sempre aquilo que é justo, bom e agradável e que possa trazer em resultado algo de positivo.
Quantos problemas podem trazer os conselhos mal dados por homens e mulheres, que nada compreendem do que se passa no íntimo de outro ser humano!
Ainda, não podemos emitir opinião sobre aquilo que não é de nossa área; por exemplo, como professora de português, não posso dar aula de matemática, é claro. Da mesma forma, quem não é psicólogo deve se policiar para não emitir sugestões que possam interferir na vida de uma pessoa e de uma família. Mesmo os psicólogos se policiam nesse sentido.
Isto é, o sapateiro não se meta adiante da sandália. Grande provérbio.
Maior do que o provérbio, é o princípio de tomar como conselheiro o Grande Conselheiro e Príncipe da Paz, nosso Mestre Jesus. Se o conselho apontar para a Palavra de Deus, será um conselho sábio.

3 comentários:

  1. OI amiga as vezes pecamos em dar a nossa opinião baseado no que achamos e isso muitas vezes tem causado danos nos relacionamentos. Coisa extraordinário é ser sábio.

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo, o provérbio. Coisas simples assim trazem grandes lições. Entre várias outras coisas, aprendi que precisamos entender duas coisas : Não podemos ser aconselhados por todo mundo, assim como não podemos aconselhar todo mundo. Há, realmente, grande poder nas palavras.

    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Olá Celina
    Texto muito sábio, precisamos de sabedoria para lidar com o próximo. Feliz dia da mulher amada. És preciosa!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.