sábado, 8 de junho de 2013

Dinâmica da árvore


Vou compartilhar hoje com vocês esta dinâmica. Estava numa reunião com um grupo de mulheres cristãs agora à tarde e foi-nos apresentada no final da reunião esta figura, para que pensássemos um pouco em como nos sentimos.
Na figura há um grupo de crianças em torno de uma árvore. A pergunta é: com qual das crianças você se identifica?
Gostaria que comentassem respondendo esta pergunta, se assim desejarem. Depois eu mesma direi minha resposta e comentarei mais a respeito do assunto.
Uma sugestão minha, que foi julgada interessante pelo grupo. Depois de imaginarem sua resposta, perguntem a um filho ou neto ou ao esposo como essa pessoa vê você.
É bom compararmos nossa autoimagem com a imagem que os outros têm de nós.
Um abraço! Boa semana!

5 comentários:

  1. qual é a sua resposta pq eu tb fiz esse teste e fiquei sem resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta depende de como cada pessoa se vê e de como as outras a veem, se você perguntar para outra pessoa, como sugeri.
      No meu caso, como sou bastante introspectiva, me vejo como a menina sentada no galho à esquerda em cima na árvore, que parece estar muito tranquila enquanto tudo acontece à sua volta. Meu neto e meu esposo também me veem assim.
      No grupo em que foi apresentada a dinâmica, outras pessoas se sentiram como o menino no chão (neste caso a pessoa estava bastante depressiva) ou como o menino querendo ajudar os outros a subirem na árvore (esta pessoa é bastante preocupada com a família).
      É possível também, como acontece comigo, que, dependendo do momento, a pessoa se sinta em uma posição diferente. Mas uma é predominante.
      A dinâmica foi aplicada num contexto de reunião de mulheres cristãs. E a conclusão levou para comentários de apoio mútuo.
      Num outro contexto, poderá haver diferentes análises, como uma análise psicológica, se o assunto for coordenado por um profissional da área.

      Excluir
    2. Prezado leitor Anônimo, se quiser complementar o comentário, poderá escrever para meu email celsil1950@yahoo.com.br .
      Boa semana.
      Celina

      Excluir
  2. Interessante o post e a pergunta também...
    Identifico-me com a menininha lá no alto, à esquerda. Gostava muito de subir em árvores e tinha um Jambeiro-rosa na minha casa que era o meu "amigão"... Subia e de lá refletia, comia jambos, sonhava e fazia planos!!

    Um abraço nesta 3ª feira...

    ResponderExcluir
  3. Anete, eu também me identifiquei com aquela menina! Que legal! Também
    gosto de refletir no meu cantinho! A propósito, agora são vários "cantinhos"!
    A propósito, poderíamos nos cumprimentar ao vivo qualquer dia! Moro aqui na Asa Sul.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.