Neste ano o tema é "Teu santo nome", relembrando música do compositor Felipe Valente, que é cantada pela congregação como música tema.
A novidade é a ornamentação. Como estamos estudando neste trimestre o santuário na escola bíblica que temos todos os sábados, a ornamentação lembra esse tema.
A propósito, o santuário é o lugar onde Deus se encontra com seu povo e um dia vamos encontrar-nos com Ele no Céu, que é o verdadeiro santuário. Nesta terra, antes da vinda de Cristo ao mundo, Deus deu ordem de que fosse construído um santuário, com um lugar chamado Santíssimo, onde ficava a arca com os mandamentos, e ali se manifestava a presença de Deus. Esse lugar era visitado apenas uma vez no ano pelo Sumo Sacerdote, que representava Cristo intercedendo pelos pecados do povo.
No lugar onde normalmente oficiava o sacerdote durante todo o ano, havia móveis e objetos que representavam Jesus também, como o candelabro - pois Jesus é a Luz do Mundo e os pães da proposição sobre uma mesa - pois Jesus é o Pão da Vida.
Fora da tenda onde ficavam Santo e Santíssimo, havia um altar onde eram sacrificados animais, lembrando também o sacrifício de Cristo e uma pia para purificação do sacerdote, que representava também Jesus - a Água da Vida.
Em síntese, o santuário é um lugar para encontro com Deus e onde Jesus deve ser o centro.
Com o intuito de propiciar esse encontro, houve música sacra e ouvimos mensagens sobre a Palavra de Deus neste fim de semana. Que Cristo tenha um lugar central em nossas vidas sempre!
Olá Celina
ResponderExcluirQue legal este festival de música sacra. Gostei muito da postagem, desejo um belo dia amiga.