terça-feira, 15 de abril de 2014

Eclipse lunar



Hoje à noite pude observar de minha janela um espetáculo bem raro. Antes de dormir, observei a lua e era lua cheia e brilhante.
Achava que o eclipse previsto seria às 4h45, mas acordei uma hora antes - felizmente. O eclipse iniciou-se pelas 3h45. A lua, nesse horário, não tinha mais o formado de lua cheia mas de crescente, diminuindo cada vez mais, de forma que o formato em C tornava-se cada vez menor. 
Depois, ficou apenas um globo de tom róseo, imagem que demorou por bastante tempo, mais de uma hora. Não fiquei acordada para ver o final do eclipse.
Tirei algumas fotos, mas elas não ficaram muito nítidas, pois minha câmera não tem uma resolução muito boa. Recortei as fotos agora há pouco, para que ficassem visíveis. Elas dão uma ideia aproximada do que se viu.
Esse tipo de eclipse total ocorre quando a terra se encontra entre a lua e o sol e, no momento do eclipse, o que se vê é a sombra da terra sobre a lua. O tom avermelhado ou róseo lembra os tons do pôr-do-sol.
É a primeira vez que vejo um eclipse, porque realmente é muito difícil para mim estar acordada no horário em que acontece. 
Os eclipses do sol e da lua lembram para os cristãos as palavras de Jesus, profetizando sobre sua segunda vinda em Mateus 24. Disse Jesus: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem (...) Mateus 24:29 e 30
Além disso, há um versículo do profeta Joel mencionando a lua cor de sangue como nesse tipo de eclipse: "O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor."(Joel 2:31), versículo repetido pelo apóstolo Pedro, em seu discurso após o Pentecostes em Atos dos Apóstolos 2:20.
Nós cristãos acreditamos nas palavras da Bíblia e importa que nos mantenhamos prontos porque na realidade não é possível prever quando exatamente voltará Jesus, mas as profecias bíblicas não falham e, assim como acontecem terremotos e eclipses, mencionados em associação à profecia da segunda vinda, esta grande promessa não falhará.








Um comentário:

  1. Olá Celina
    Que legal você observar o eclipse. Jesus voltará, esta certeza anima nossa vida. Bjs querida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.