segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Concerto do Dia da Independência

Um de nossos colegas na orquestra da igreja convidou-nos para assistir o concerto do Dia da Independência, com a Orquestra do Teatro Nacional apresentando-se na concha acústica junto ao Quartel General do Exército, no Setor Militar aqui em Brasília.
Saímos de casa pelas 17h e conseguimos facilmente estacionar. Todos os assistentes, que levaram um quilo de alimento não perecível para ser doado, receberam um banquinho de papelão para acomodarem-se e assistir à música. 
A orquestra já estava posicionada. Embora não tivéssemos combinado, conseguimos encontrar nosso colega e esposa, e assistimos junto com eles ao concerto.
Toda a assistência cantou o Hino Nacional e o Hino da Independência, ao som da orquestra. A propósito, há bastante tempo eu não cantava o Hino da Independência, mas já conhecia a melodia e a letra completa constava no programa.
Seguiu-se a música Finlândia, de Jean Sibelius, Valsa de Strauss, e várias trilhas sonoras de filmes, como Guerra nas Estrelas, todas num tom heroico. A música brasileira esteve presente com Aquarela do Brasil. O concerto terminou com Tchaikowski, Abertura de 1812, em que se ouvem salvas de tiros no final. 
Havia mesmo um grupamento numa praça próxima ao local - a Praça dos Cristais - que executaram essas salvas.
A chuva quase atrapalhou a festa, mas trocamos de lugar, para um abrigo ao lado da concha acústica e conseguimos assistir até o final a festa de música, nos retirando felizes.


Um comentário:

  1. Que ótimo programa Celina!
    Assistir ao vivo essas orquestras é maravilhoso.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.