quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Passeios de Natal

Passeando nesta época de Natal, gosto de admirar as luzes, os motivos utilizados para decoração, as pessoas percorrendo os cenários para fixar em fotos esse momento.
São muitas crianças e famílias percorrendo os shoppings. Outras pessoas apenas se interessam pelas compras, carregando muitas sacolas. É o Natal comercial.
Passei por três shoppings ornamentados para o Natal aqui na cidade. Um deles usou como motivo central a figura do Papai Noel com um trenó e renas, mas havia também anjos iluminados com suas trombetas, lembrando a história do nascimento de Jesus.
Num outro shopping, havia guirlandas de Natal mescladas com uma decoração lembrando os minions, personagens de filme de aspecto estranho, muito popularizados. Não achei uma explicação para essa associação - minions e Natal.
Hoje fomos com Mizael, meu neto número dois, que mora numa cidade próxima e está nos visitando enquanto faz  um rápido estágio nas férias, a um shopping muito visitado, famoso pela sua decoração nesta época. Na área central, há até algumas pequenas praças revestidas de madeira, com alguns bancos, num nível um pouco abaixo do passeio, que possibilitam a admiração desses cenários.
Havia uma árvore de Natal muito alta, outras menores em volta, lugar ideal para nós que apreciamos fotos. Mas o motivo central da decoração eu descobri algum tempo depois. Eram caixas suspensas acima das árvores menores e ao lado da árvore maior, e caixas imensas bem no centro do conjunto - todas amarradas com lindos laços vermelhos - os famosos presentes de Natal. Havia ainda grandes bolas reproduzindo as que são colocadas na árvore de Natal. No último ano, achei por ali um presépio, mas não este ano.
É a outra parte da festa do Natal - a festa comercial.
Mas ainda estou procurando achar um presépio neste mês associado à decoração natalina. Volto com notícias.





3 comentários:

  1. Tens razao...os shoppings estao lindfos,bem ornamentados, mas só pro comércio voltados.

    Adoro presépios e quase não os vemos...

    Feliz Natal e curte bem o neto! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Estive no Park Shopping e, realmente, a decoração está lindíssima...
    Infelizmente muita gente não se lembra de Jesus como deveria!.. Presentear é bom, mas só tem efeito especial se for motivado com o genuíno sentido...
    Gostei de revê-los...
    Feliz Natal! 🎄 Abçs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Celina,
    Magnificas essas decorações de Natal.
    Este ano só fui a um shopoing e para meu espanto tinha um enorme Presépio. Claro que adorei ver.
    No meu blogue Ecos e Reflexos a minha mensagem de Natal é com alguns alguns presepios que tenho fotografado.
    Um beijinho com os meus votos de santo e feliz Natal para si e sua Família
    Excelente 2019!
    Ailime

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.