domingo, 10 de março de 2019

No grupo da família

Só para descontrair neste domingo, vou contar que temos um desses grupos no celular através de um aplicativo para os membros da família. Oficialmente é para trocarmos notícias, já que os quatro irmãos moram em cidades diferentes do país.
Trocamos algumas notícias mas muitas vezes o grupo fica no silêncio. Durante um tempo houve discussão de opiniões contrárias no período pré-eleitoral. Depois, silêncio de novo. 
Então, ontem um dos mais jovens do grupo postou um comentário interessante: "Sabadão. Suave na nave." Isso foi pela manhã. 
O grupo animou-se. Houve consulta ao Google. Como tenho um jovem - meu neto - aqui em casa, sabia o que significava a expressão idiomática. Expus no grupo: O autor sente-se bem na nave da igreja - já que era logo após o culto da manhã.  Houve debate. Ele estaria falando de forma denotativa ou conotativa? As discussões estenderam-se até hoje.
Surgiram expressões similares, como "De boas", "De leve na neve", "De boa na lagoa". Inventaram outras como "Em paz na marabraz", "A trote no esporte", "Na melodia com a titia" (já que eu havia dado uma aula de piano para uma senhora aqui do bloco). Surgiu até um concurso para escolhermos a melhor expressão. (Fica a dica.)
Foi então que o autor da postagem "Suave na nave" pronunciou-se: "Agora tá sussu, todo mundo entendeu." E começou novamente o debate.
Beijos, boa semana!


10 comentários:

  1. Olá Celina
    Também participo do grupo da minha família. Esse contato com os familiares anima muito. Legal a interação da sua família. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, gostei de saber do seu grupo da família, divertidas conversas... Rsss... Na nossa também, surgem papos interessantes e relaxantes...
    Boa continuação de domingo... Aqui começa a chover, depois de tanto sol na parte da manhã...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante que aqui ainda não está chovendo, mas deve chover logo.
      Hoje não pude sair para uma caminhada, mas fiz isso ontem.
      Pergunto: essas árvores com flores estreladas rosa são as paineiras que já florescem?
      Beijos!

      Excluir
    2. Celina, voltei por aqui e vi a sua resposta e pergunta. Sim, são as Paineiras... Veja o post que fiz no Ciranda de Frases/“Depois da Chuva”/03/Março. Lá mostro cliques dessas flores.
      Um abraço

      Excluir
  3. rsssssssss...Esses grupos sempre dão bons motivos pra risadas...Bom quando assim podemos fazer! Gostei da tua foto! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, a foto foi registrada na orla do gasômetro, quando fui conhecê-la. Tem um lugar especial para registrar selfies lá. Bjs!

      Excluir
  4. Os Grupos de família são super interessantes, eu também participo um e adoro.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Celina,
    O vosso grupo é bem interessante...
    Gostei imenso das frases idiomáticas e da discussão saudável que geram.
    Também tenho grupo de família e para animar vou também, à vossa imagem, fazer algo semelhante.
    Obrigada pela excelente partilha.
    Um beijinho e bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Olá Celina!
    Que bacana que sua família, embora com opiniões contrárias, levam o grupo com bom humor e alegria. Gostei dessa competição do bem para ver qual expressão seria eleita. Fiquei a pensar quantas expressões temos e quanto elas mudam às vezes de ano em ano.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Celina,
    Grata por sua visita.Eu não participo de grupos, não gosto Sua página está ótima.
    Desejo ótimo fim semana.
    Bjsss

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.