sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Perguntas


Aos doze anos, no sul do país, numa escola para moças, dedicava-me aos estudos. Estava na 2a. série do ginásio, já passara pelo temido exame de admissão, almoçava cedo e tomava o bonde no horário certo, as aulas começavam ao meio-dia e quinze. Tinha ótimas notas em todas as matérias, conversava com as meninas no pátio durante o recreio. Na sala de aula, muito silêncio e, se houvesse algum murmúrio de conversa, bastava um olhar do mestre para que se desfizesse.
Em casa, gostava de admirar o jardim com copos de leite e margaridas que minha avó e minha mãe cuidavam. Tinha três irmãos, sendo uma bem nova, de três anos à época.
Creio que na época ainda não pensava em casar e ter filhos. Mas tinha amigas que se interessavam pelos meninos do colégio Militar, do outro lado do Parque da Redenção, que apareciam para olhar a saída das moças. Escutava curiosa as conversas sobre o assunto.
Imaginava e me perguntava às vezes como seria o futuro. Talvez fosse professora, como minha mãe, ou quem sabe enfermeira. Também achava bonito.
O tempo passou, e agora tenho respostas para algumas perguntas: formei-me professora e leciono ainda. Depois de uns sete anos, comecei a namorar e casei-me. Minha grande família tem agora três filhos e oito netos. Meus irmãos também se formaram e trabalham em diferentes lugares do país, os três em diferentes profissões.
O jardim da casa antiga agora mudou-se para outra casa, onde minha irmã ainda cuida de flores. Na minha casa tenho algumas plantinhas. E em que penso agora? No futuro dos mais jovens da família - alguns têm hoje perto de doze anos, outros são mais velhos. Perguntas sobre o futuro sempre surgem, mas o presente é o tempo que devemos viver agora e ele construirá o futuro. Acima de tudo, a  confiança em nosso Deus desfaz a ansiedade pelo que há de vir.




A amiga Norma nos convidou para participar da comemoração dos doze anos do Pensando em Família. O blog está jovem, inovador e realizador aos doze anos. A autora também tem a energia da juventude. Talvez se pergunte como continuará a história. Desejo muitos anos de partilhas agradáveis e crescimento, adolescência, amadurecimento(ainda maior) tão saudáveis, agradáveis e frutíferos como tem sido essa infância do Pensando em Família. E que nós continuemos nessas trocas alegres nas comemorações futuras.

12 comentários:

  1. Celina que belo texto. Sabe me parece que naquela época tudo era tão mais simples e os sonhos pareciam estar mais ao nosso alcance. Parabéns pela linda família que formou! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luconi!
      Sonhos realizados, principalmente de uma família a meu lado.
      Bjs!

      Excluir
  2. Bom dia de Festa, querida amiga Celina!
    Belíssimo seu depoimento entre sonhos e realidade num apontamento poético que me fez memória do pátio da escola. Pude ver as colegas no recreio, as boas notas... Os jardins da escola lindos. A capela... Era meu refúgio.
    Adorei saber um pouco msus de você pela sua adolescência tao bonita.
    Norma merece nosso carinho e gratidão.
    Parabéns as duas!
    Tenha dias venturosos e abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P. S. Tambem gostei dos seus questionamentos... Muito reflexivo seu post.Bjm

      Excluir
  3. Que linda volta ao passado e imagino ali perto do colégio militar a gurizada sempre presente e "perfilada"... Adorei tua lembranças e perguntas.... Bela participação! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Celina,
    Gostei imenso do seu relato que fala bastante sobre a sua adorável puberdade!
    Boas lembranças, Celina!
    Perguntas penso ser uma característica dessa fase da vida em que os porquês começam a inquietar-nos, para nunca mais acabarem...
    Adorei saber que a flor que refere e aprecio imenso é o que aqui chamamos de jarro,))!
    Foi ótimo saber mais sobre você.
    Um beijinho e um ótimo sábado.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Bonita, sincera e bem escrita participação!
    Vivendo o presente intensamente e, lembrando das coisas passadas, sabiamente... O futuro pertence ao Senhor, Ele é fiel!
    O meu abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Celina
    Gostei imensamente do seu relato.
    Viver um dia de cada vez e entregar o futuro para Deus.
    Tenha um domingo abençoado.
    Um carinhoso abraço de
    Verena.

    ResponderExcluir
  7. Celina não entendi porque minha visita e respectivo comentário não entrou. Grata por sua participação . Perguntas são mobilizadoras, portanto importantes para nosso crescimento. Viver o presente, passo a passo com intensidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Norma, você é sempre tão perfeita na organização das comemorações, que estranhei isso e fiquei preocupada.
      Poderia ter perguntado a você. Rs.
      Bjs! Vamos continuar comemorando essas datas alegres juntas! Boa semana!

      Excluir
  8. Oi Celina somente hoje venho ler sua bela historia de vida de determinação. Perfeita sua participação nesta bela ideia da Norma para comemorar seus 12 anos pela blogosfera. Uma vencedora é você e muito ainda tem a oferecer nesta bela arte nem tão valorizada pelos nossos péssimos políticos. Tenho um carinho especial pelas professoras(es).Meus parabéns amiga pela arte e pela vida.
    Meu carinhoso abraço e que a semana esteja leve e alegre.
    Gostei de saber mais de você.

    ResponderExcluir
  9. Linda história narraste, pautada na jovem que seguiu com naturalidade seu caminho sem pular etapas que culminou na realidade de um hoje previsível e feliz! Como bem sensato conclui sobre o futuro : uma etapa a cada tempo.Parabens!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.