quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Natal nas montanhas

Meu dia 24 começou cedo, pois devíamos embarcar num voo às 6 horas  da manhã. Às 8h já estávamos nos aproximando de São Paulo, no centro do país.
Mais tarde, meu irmão nos buscou no aeroporto, junto com uma de minhas irmãs do sul e assim três irmãos puderam se reunir no Natal. Viajamos junto com meu neto Mizael, que não conhecia meu irmão e sua família.
Havíamos combinado previamente uma programação natalina e, não podendo levar meu teclado, levei uma pequena escaleta, instrumento em que o teclado é acionado a ar, isto é, é necessário soprar levemente num bocal para produzir som.
Claudio levou um cavaquinho, instrumento de cordas dedilhadas, mas bem menor que o violão. Com esses instrumentos tocamos música natalina. Minha irmã trouxe coletâneas com as letras de três canções e todos puderam participar.
As letras nos fizeram refletir sobre o motivo do Natal - mencionando a história do Nascimento de Jesus.
O momento seguinte foi de descontração, com uma troca de pequenos presentes. Na brincadeira, os brindes ficaram sobre uma mesa de centro e cada um escolheu um. Os presentes foram abertos no final da brincadeira e aqueles que não se adaptavam a quem os escolhera foram trocados. Havia um único presente direcionado, pois minha cunhada anfitriã mencionara o desejo de ler o livro "Lucas, médico de homens e de almas" e uma irmã que não veio ao encontro iria emprestá-lo, mas conseguimos adquiri-lo e o ofertamos através dessa brincadeira. Meu irmão, que escolhera o livro, o entregou à esposa e escolheu outro brinde. Essa brincadeira é uma variante da brincadeira "amigo oculto", adaptada. Assim, não é necessário sortear os "amigos", o que é difícil quando não se sabe exatamente quem estará no momento da troca.
Depois registramos o momento em fotografias,  e todos ficamos muito alegres com a reunião de três irmãos.
Já havia previamente me reunido com as famílias de meus filhos, em confraternização pre-natalina.
Hoje, dia 25, fizemos uma agradável caminhada nas proximidades. A cidade em que estamos, Socorro, é uma região turística, com belas montanhas, muita água, várias pousadas e hotéis. Encontramos outras pessoas, moradores e visitantes, andando por perto.
Amanhã devemos retornar.
Algumas fotos dos momentos especiais vividos neste Natal em seguida.