segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Dia do Patrimônio Histórico

 

Hoje é dia do Patrimônio Histórico Nacional e moro numa cidade que tem o seu traçado tombado como Patrimônio  - a capital Brasília.

Brasília é a única cidade fundada no século XX já tombada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade, o que aconteceu em 1987. O traçado premiado é de Lúcio Costa e Brasília foi traçada a partir de dois eixos que se cruzam, uma cruz. Um dos eixos foi modificado para curva, devido à topografia da cidade, que também lembra um avião. Esse é, na realidade, o traçado da região central da cidade, chamada de Plano Piloto, formada por Asa Norte e Asa Sul, lembrando também um avião. 

Brasília tem muitas outras regiões, que foram chamadas de satélites, há algum tempo, mas hoje são chamadas, de forma igualitária, de regiões da mesma cidade - Brasília. O Distrito Federal tem apenas um município - Brasília, dividido em várias regiões administrativas.

Gosto muito de Brasília. Ela tem muitos parques e muitas calçadas arborizadas, destinadas a caminhadas e que em parte constituem  ciclovias. Vim para cá na década de 1970 e aqui nasceram e cresceram meus filhos e meus netos. Amo Brasília.












3 comentários:

  1. Fotos maravilhosas.
    .
    Feliz inicio de semana.

    ResponderExcluir
  2. Lindos lugares e Brasília me deixa boas saudades! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Um post de muito reconhecimento a querida Brasília. Realmente, ela é linda e sua beleza é singular...
    Gostei demais das fotos.
    Boa semana... Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.