domingo, 22 de maio de 2022

Frio em Brasília

Não convivo bem com o frio e esse é um dos motivos de gostar de Brasília, onde a temperatura é geralmente amena. Entretanto, desde o meio da última semana, tivemos temperaturas muito baixas, semelhantes ao inverno no sul do Brasil, onde nasci.

Quarta-feira me vi às 5 horas acordando, como habitualmente quando dou aulas, que iniciam às 7 horas. Havia uma diferença: a temperatura estava em 6 graus. Já prevenida pelas notícias da TV, tinha separado a roupa de frio que tenho, e que não é muita. Usei uma blusa de algodão, um conjunto de lã e um casaco forrado sobre este conjunto, além de calças compridas. Nos dias seguintes, saí um pouco mais tarde, mas as temperaturas se repetiram e também o vestuário foi semelhante. 

Hoje, domingo, houve sol pela manhã, que já iniciou com 10 graus, isto é, já com a temperatura em ascensão. Fomos fazer uma caminhada num parque aqui perto, onde eu avistei ontem lindas árvores floridas.  Na volta, com sol, já foi possível retirar um dos blusões de lã que eu usava.

Ouvi que essas temperaturas, que tomaram conta do centro e sul do país, resultam de mudanças climáticas e que até a agricultura deve sofrer o impacto, modificando a época das atividades de plantio e colheita, para evitar perdas.

Quanto ao passeio, foi nossa primeira visita a este parque, o Taguaparque, na região de Taguatinga, no DF. Tem pistas para caminhada e ciclismo, parque infantil e é arborizado. A maior parte das árvores ainda está em crescimento, mas há várias árvores floridas, como estas paineiras.




 Bom ter oportunidade de passear ao sol num lugar agradável!



3 comentários:

  1. Bom dia, Celina. O frio continua, mas vem diminuindo aos poucos. A sua postagem traz um texto escrito com o coração. Caminhar num parque é uma delícia, mais ainda ao encontrar lindas paineiras.
    Uma boa semana. Muita paz e saúde. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Celina,
    Nós aqui não estranhamos, porque as temperaturas são mais ou menos definidas pelas estações, mas ultimamente a primavera também tem oscilado e neste momento tive que vestir meu robe para me agasalhar;))!!!
    Que bom ter esse parque aí próximo para caminhar e a temperatura ter subido!
    Essas árvores floridas são lindas!
    Ainda sobre o clima há muitas alterações, mas o Homem continua a não dar muita importância aos alertas.
    O assunto é muito sério!
    Um beijinho e uma boa semana com mais calorzinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Em Portugal estamos na Primavera. Sol quente, lindo, sedutor.
    .
    Saudações cordiais… semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.