quarta-feira, 12 de outubro de 2022

As crianças da minha vida


No fim de semana, visitei netinhos e fomos juntos a um parque em Anápolis. Ali encontramos uma família de patinhos, que passeava sob o olhar vigilante da mãe.

Crianças estão sempre bem quando há alguém a acompanhá-las e incentivá-las.

Lembro das crianças através da minha vida. Quando menina, éramos quatro irmãos. Brincava mais com minha irmã que era a segunda em idade, pois nossa idade é próxima. Brincávamos com bonecas. Cada uma tinha uma "família" de bonecas. Interessante que ela não se lembra hoje dessas brincadeiras, como eu recordo. Outra recordação boa era a do plantio anual de mudas, creio que no início da primavera. Preparávamos mudas de margaridas e as plantávamos em canteiros cercados de tijolos junto com nossa mãe e a avó, que morava conosco. Meu pai trabalhava em sua oficina de alfaiate ao lado de casa e teve participação ativa na introdução da TV em casa. Quando obtivemos autorização, pudemos assistir a alguns programas de auditório da época. 

Bem mais tarde, era eu que cuidava das crianças. Íamos passear já aqui em Brasília em volta do lago e no Parque da Cidade aos fins de semana. Eu também sempre supervisionava os deveres de casa e encapava os cadernos. Naquela época, a capa de plástico transparente era obrigatória. 

Essas tarefas repetiram-se mais tarde com meu neto mais velho, que mora conosco desde criança. A companhia dele nos alegra muito, até hoje, já adulto e trabalhando em outra cidade. Quando está em Brasília, vem sempre ver-nos e passar algum tempo conosco. 

Para as crianças, a companhia dos adultos é muito importante e, principalmente, a orientação que lhes dão, as histórias que contam, as atividades que preparam para elas e com elas. Costumo visitar meus netos mais jovens e passear com eles. Agora elas são as crianças que alegram a nós avós. 

Espero que tenham um tempo agradável conosco e com os pais e que se tornem adultos realizados também amando suas crianças.

3 comentários:

  1. Lindas tuas recordações que creio,são as de todos nós, com saudades do bom tempinho... Linda foto! Feliz e abençoado dia das crianças para as grandes e pequenas!🥰🥳🌺🎂🍀🐞
    chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz querida amiga Celina!
    Uma postagem sublime, tão meiga com todo afeto de vó.
    Criar neto é uma dádiva que Deus confia a uns seres especiais.
    A imagem para ilustrar o post é muto bonitinha. Os animais são tão cúmplices.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Celina.
    Gostei muito da sua postagem, admiro o seu amor e dedicação à família. Fico alegre em saber dos seus passeios e carinhos. Lindas as recomendações que relata, com detalhes bem cativantes.
    Bj

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.