Fim de ano

 


Li uma publicação sobre o calendário anual da florada das árvores ornamentais em Brasília. Vejo que o ano começa com as flores amarelas dos cambuís, prosseguindo com paineiras, quaresmeiras, as cores diversas das flores de ipês. Segue-se o vermelho dos flamboyants.

Elas não florescem ao acaso, pois foi o urbanista Lúcio Costa, ao planejar a cidade, que idealizou também o plantio de árvores. Elas mantêm a cidade colorida o ano todo, purificam o ar, proporcionam sombra, reduzem a ação dos ventos e de impactos sonoros, abrigam a fauna e melhoram a umidade do ar.

As árvores nos encantam em todas as estações na cidade. Costumo observá-las e combinar um dia com meu marido para irmos fotografá-las. Ontem foi a vez dos cambuís, aqui mesmo no bairro - e fomos a pé. Além de começarem o calendário, eles também fecham o ano, se estendendo pelo mês seguinte, que é o ano seguinte também.

Assim passa o tempo, um ciclo continua outro. Podemos observar sempre a mesma sequência de cores em Brasília. O Cambuí tem folhas muito verdes contrastando com o amarelo forte das flores. Fazem-me lembrar da esperança e das bênçãos que Deus trouxe no ano que finda e nos promete para o novo ano!

Feliz ano de 2026!  




Comentários

  1. Brasilia foi muito bem planejada e bem urbanizada, tudo pensado e programado! Assim, sempre alguma floração existe, o que é lindo!
    Muitas bênçãos ,saúde, amor e alegrias venham em 2026!
    Felicidades! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga Rejane/Chica. O mesmo para você e esposo!

      Excluir
  2. Infelizmente as florestas são tão maltratadas pelo homem. Pode ser que um dia mude para melhor
    .
    Votos de FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO de 2026

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Celina
    Brasília é uma linda cidade, tem belas árvores. Desejo um 2026 abençoado por Deus para você e sua família. Obrigada pela preciosa amizade, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo.