Uma palavra, um conto

 


Sugestão da Norma no seu blog Pensando em família.

Um conto que surge da palavra "Vazio".

Três filhos, que cresceram, estudaram, casaram, voaram.

Mas, tudo bem, eram novamente "pais". Levavam o neto que ficara em casa à escola, à aula de música, participavam com ele da orquestra da igreja, cuidavam de sua saúde, ajudavam na lição de casa, preparavam as refeições favoritas. 

Passeavam muito - foram a Gramado, ao litoral de Santa Catarina, visitaram o teleférico por onde ele passara na viagem de formatura do ensino fundamental, viajaram por cidades próximas - a histórica Pirenópolis, a região das águas quentes, as praças da capital de Goiás.

Acompanharam o vestibular, a matrícula pelo ENEM, despertaram-no muitas vezes para ir às aulas - os vizinhos todos sabiam seu nome-, foram levá-lo e buscá-lo na porta de alguns concursos e o acompanharam na posse no primeiro emprego público, estavam na recepção da volta da arriscada prova de sobrevivência na floresta. Enfim, quando pediu, levaram o acolchoado e os travesseiros de estimação no prédio de apartamentos mobiliados para onde se mudou - mas voltava às vezes, devido à proximidade do apartamento dos avós com o serviço.

Agora, o quarto ficou vazio, se bem que com um armário cheio de materiais que ficaram ainda. Na sala, no sofá, está o gatinho Jack, assistindo à TV com o avô. 

4 comentários:

  1. Um conto com um aspecto muito significativo na vida das pessoas. As mudanças das etapas das famílias que vão se transformando e necessitando de novas reorganizações. Espaços vazios no espaço e no coração. Grata pela adesão, gostei muito da sua abordagem. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de sábado, querida amiga Celina!
    Interessante como uma escova de dente que seja deixada para marcar território já imprime em nosso coração uma sensação de ninho vazio irremediável.
    Sei bem do que fala.
    Muito bom veio.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  3. Desse vazio eu entendo,rs... Lindo conto e interessante que o vazio que eles deixam nos quartos quando se vão, logo é preenchido basta colocarem os pés pra visitar! Legal! beijos, chica e feliz domingo de Ramos!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Celina,
    Bonito conto real, segundo penso.
    O vazio que os filhos ou netos deixam nos seus quartos criam muitas marcas e boas lembranças. Entendo-a bem.
    Quando voltam a casa é uma enorme alegria!
    Beijinhos e um dia abençoado.
    Emília

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.