quarta-feira, 8 de outubro de 2014

As incríveis criancinhas





Estávamos ensaiando na sexta-feira à noite quando Clarinha, de seus quatro anos, se aproximou da orquestra. Admirando os microfones, pediu para cantar. Falei para ela, com meu ar de professora, que no momento não podia cantar. Ela insistiu: Por que não posso cantar? Não estou parecendo grande o suficiente? - nestas palavras. Expliquei que estávamos ensaiando só os instrumentos, só tocando, por isso ela não poderia cantar, embora eu soubesse que canta bem. Ela pareceu entender e se afastou um pouco. No final do ensaio aproximou-se de meu marido, o percussionista, que deve tê-la surpreendido com seus instrumentos, e qualificou-nos: Vocês são incríveis!
Não pude me conter e, ao encontrar a mãe dessa menininha, no dia seguinte, contei o adjetivo que ela usara para nós. Perguntei se ela costumava ler muito para Clarinha. A mãe disse que lê todos os dias leituras bíblicas e infantis para a menina e que ela reclama se não ouve histórias à noite antes de dormir.
Também devo contar sobre o vídeo mostrando a filhinha de um de nossos colegas tocando violino - muito afinada e alegre -  aos quatro anos.Ele me explicou que usa um método que deve ser aplicado para a criança e sua mãe ou pai, ficando estes responsáveis por repetir a lição todos os dias com o pequeno discípulo.
As criancinhas estão prontas para aprender muitas coisas e cabe a nós adultos ensinar-lhes tudo o que de melhor lhes pudermos passar, para que se tornem incríveis e para que nossa relação com elas seja também incrivelmente agradável e enriquecedora.

2 comentários:

  1. Olá Celina
    As crianças hoje em dia são muito inteligentes, precisamos investir com afinco na vida delas. Bela postagem. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  2. As crianças sempre nos surpreendendo.
    Elas são maravilhosas!!!
    Beijos amiga querida.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.