Na reflexão matinal de hoje (a partir do livro De olho no prêmio, de Cecília E. Nascimento), lemos inicialmente um versículo bíblico: "Por causa do teu amor tu guiaste o povo que salvaste; com o teu grande poder tu os levaste para a tua terra santa." Êxodo 15:13, que lembra de Deus como grande Guia do povo de Israel na jornada do Egito até Canaã.
Em seguida, a autora menciona a mineira Terezinha Guilhermina que, por ter nascido com retinose pigmentar, perdeu progressivamente a visão, mas tornou-se uma atleta vitoriosa, que já recebeu três medalhas de ouro dos Jogos Paraolímpicos, especialista em corridas de curta distância. Além disso, cursa atualmente a faculdade Psicologia e ainda gosta de ler, escrever e compor poemas.
Numa corrida de cegos, como aquelas de que participa Guilhermina cada atleta cego tem a companhia de um guia, que também é um atleta, para conseguir acompanhar. Guilherme Santa é guia de Terezinha.
Entretanto, a verdade é que nem sempre os guias são valorizados. Diz a autora:
"O livro de Êxodo conta que, por amor, Deus salvou e guiou seu povo, levando-o para a terra santa. Embora a referência seja, em primeiro plano, ao livramento físico, o mesmo processo continua a acontecer hoje: por nos amar, Deus os salva e nos guia até a Canaã celestial. (...) Quando as coisas dão certo em sua vida, você acha que foi sorte, que aconteceu porque você merece e se esforçou? Ou se lembra do Guia e tem a certeza de que foi o Senhor quem lhe concedeu as bênçãos?"
A gratidão ao Guia deve sempre estar presente em nossa vida.
Olá Celina
ResponderExcluirLinda reflexão. Que possamos agradecer sempre. Bjs querida.
Que linda reflexão Celina!
ResponderExcluirPrecisamos pedir ao Senhor que nos guie sempre e que possamos agradecer sempre a Ele por isso.
Um beijo querida amiga.
A gratidão e a humildade são importantes na nossa vida... Nunca esquecer que sem Ele nada podemos fazer! E, como precisamos uns dos outros...
ResponderExcluirBonita reflexão...
Com carinho