quinta-feira, 9 de junho de 2016

Um guia nas Olimpíadas

Na reflexão matinal de hoje (a partir do livro De olho no prêmio, de Cecília E. Nascimento), lemos inicialmente um versículo bíblico: "Por causa do teu amor tu guiaste o povo que salvaste; com o teu grande poder tu os levaste para a tua terra santa." Êxodo 15:13, que lembra de Deus como grande Guia do povo de Israel na jornada do Egito até Canaã.
Em seguida, a autora menciona a mineira Terezinha Guilhermina que, por ter nascido com retinose pigmentar, perdeu progressivamente a visão, mas tornou-se uma atleta vitoriosa, que já recebeu três medalhas de ouro dos Jogos Paraolímpicos, especialista em corridas de curta distância. Além disso, cursa atualmente a faculdade Psicologia e ainda gosta de ler, escrever e compor poemas.
Numa corrida de cegos, como aquelas de que participa Guilhermina cada atleta cego tem a companhia de um guia, que também é um atleta, para conseguir acompanhar. Guilherme Santa é guia de Terezinha. 
Entretanto, a verdade é que nem sempre os guias são valorizados. Diz a autora:
"O livro de Êxodo conta que, por amor, Deus salvou e guiou seu povo, levando-o para a terra santa. Embora a referência seja, em primeiro plano, ao livramento físico, o mesmo processo continua a acontecer hoje: por nos amar, Deus os salva e nos guia até a Canaã celestial. (...) Quando as coisas dão certo em sua vida, você acha que foi sorte, que aconteceu porque você merece e se esforçou? Ou se lembra do Guia e tem a certeza de que foi o Senhor quem lhe concedeu as bênçãos?"
A gratidão ao Guia deve sempre estar presente em nossa vida.
 

3 comentários:

  1. Olá Celina
    Linda reflexão. Que possamos agradecer sempre. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  2. Que linda reflexão Celina!
    Precisamos pedir ao Senhor que nos guie sempre e que possamos agradecer sempre a Ele por isso.
    Um beijo querida amiga.

    ResponderExcluir
  3. A gratidão e a humildade são importantes na nossa vida... Nunca esquecer que sem Ele nada podemos fazer! E, como precisamos uns dos outros...
    Bonita reflexão...
    Com carinho

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.