terça-feira, 12 de novembro de 2019

Dez posts em novembro - 2013

Este post, alusivo ao Dia da Criança, em 2013, é bastante memorialista. Trata de minhas recordações de infância. Listei várias e terminei com o Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Relendo agora acho que faltou uma conclusão. 
Mas penso que terminei com uma das melhores memórias: os passeios com meus pais e irmãos em um lindo parque. Agora o parque não é mais o mesmo, mas ainda costumo visitá-lo às vezes. Também visito parques em todas as cidades aonde vou, e creio que isso está ligado a minha infância.  Acima, por exemplo, a foto mostra três netinhos passeando com os pais e avós (nós) no Parque Ipiranga, em Anápolis, cenário de vários posts.
Podem ler o artigo aqui ou na publicação original. (Basta clicar no título.)
Aguardo seus comentários. Este artigo faz parte da série "Dez posts em novembro", em que comemoro os dez anos do blog, interagindo  com os leitores nos comentários postados nos posts reeditados - um de cada ano do blog Viver.

Quando eu era criança
Neste mês da criança, vou recordar primeiro do meu tempo de criança.
Das histórias que minha mãe contava à mesa do café para mim e meus irmãos, em que as princesas eram as princesas da época.
Das histórias da Bíblia, que estudava sempre à noite com a família e dos concursos bíblicos na igreja. (Ainda participo de concursos bíblicos, agora na internet.)
Das brincadeiras de boneca, em que a parte inferior de uma mesa utilizada para passar roupa era repartida igualmente entre minhas casinhas de boneca e a de minha irmã. A casinha tinha sala, quartos, cozinha. (Hoje minha neta brinca de vestir as bonecas na internet.)
Das minhas idas pontuais no bonde à escola na zona norte (eu morava próximo à zona sul de Porto Alegre), o Grupo Escolar Souza Lobo, acompanhada de minha mãe, que era professora na mesma escola.
De minha ansiedade no primeiro dia da escola e da minha adaptação em sala de aula - no primeiro dia confundi a carteira com a cadeira e coloquei na armação da cadeira minha pasta escolar. (Depois a professora Alice me ajudou a conhecer o lugar próprio na carteira.)
De meu entusiasmo pelas aulas de artes - ficava triste quando chovia muito e não podia ir às aulas ou quando D. Lélia faltava à escola.
De minha mudança para o Instituto de Educação, anexo próximo à minha casa quando minha mãe se aposentou.
Biblioteca do antigo anexo 
do Instituto de Educação Gen. Flores da Cunha em Porto Alegre.

De minha dificuldade para me adaptar sozinha na nova escola. Da Biblioteca, das canções e hinos pátrios em fileira antes de entrar na sala de aula. Das danças gauchescas ensaiadas para as festas escolares. (Eu não participava mas ficava vendo os colegas.)
Do exame de admissão. Que pedagogo colocaria hoje uma criança de dez anos para demonstrar questões matemáticas oralmente com a ajuda do quadro de giz na frente de uma banca de três professores? Da minha satisfação em passar no exame.
Dos décimo-terceiros sábados e dos versos áureos memorizados para apresentar na classe dos adultos. 
Do livro O Saci, de Monteiro Lobato, que ganhei de prêmio pelo primeiro lugar no segundo ano primário.
De As meninas exemplares e outros livros da Condessa de Ségur, que contavam histórias de meninas francesas. Dos livros de Laura Ingalls Wilder, que li no final de minha infância, história verídica de pioneiros nos Estados Unidos. 
Das roupas que minha mãe costurava pessoalmente para irmos à igreja.
De minha avó me penteando, me acompanhando, me cuidando durante a infância. (Ela morava junto conosco e a recordo quando vejo a D. Glenie, sogra de meu filho Alessandro, cumprindo esse papel de avó junto aos quatro netos.)
De minha tia-avó nos visitando nos aniversários e em alguns dias especiais. É a única tia de que me lembro e gostava muito da tia apelidada de Pequenininha.
Dos passeios de carro para visitar essa tia e para ir a outros lugares mesmo em Porto Alegre.
De nossos passeios com os pais ao Parque Farroupilha, um dos locais que mais aprecio na minha cidade natal, geralmente no sábado à tarde.

Minha primeira foto


No Parque Farroupilha




 Aqui, Claudio navega com os netinhos
 







11 comentários:

  1. Estou gostando da sua comemoração de 10 anos, Celina. Mais um texto cheio de boas lembranças! Como é bom relembrar acontecimentos felizes!... Gostei de ver também as fotos...
    Um abraço nesta terça-feira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Anete!
      No sábado devo postar mais um, e será o último da primeira parte. Estarei até relembrando uma bc antiga, da qual participava.
      A partir de 2015 é a segunda parte, em que conheci os atuais leitores, como você, querida Anete!
      Vamos prosseguindo.

      Excluir
  2. Que beleza de post carregado de recordações e fazes tão bem em nos mostrar,. Valem sempre ser revisitados! Gosto muito! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Chica!
      São algumas recordações de vida e registros da primeira época do blog. A partir de 2015 passei a ter novos leitores e a participar de novas blogagens.Vamos seguindo com a comemoração por aqui!
      Boa semana!

      Excluir
  3. Olá Celina
    Bela postagem, bom demais conhecer sua infância, eu também brincava de boneca embaixo da mesa kkkk, tempos preciosos. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, Lucinalva!
      Era muito boa essa época!
      Bjs!

      Excluir
  4. Boa tarde de festa de 10 anos do seu blog, querida amiga Celina!
    Estou adorando passar em cada postagem e ler seus escritos tao carregados de emoção bonita.
    Para mim também, escreve bem quem deixa fluir a emoçao. Caso contrário e técnica morta, sem vida afetiva.
    Voce carrega emoção no peito e nos transmite pela sua aura
    Parabéns, por abrir seu ❤ e nos mostrar suas reminiscências
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Rosélia!
      Que bom que sente emoção em minhas
      reminiscências.
      Amém por seus votos!
      Tenha um ótimo fim de semana.
      Logo nos encontramos de novo.
      Bjs!

      Excluir
  5. Guardar lembranças e poder revive-las é muito bom Celina. Sua ideia nesta reedição ficou muito interessante.
    Parabéns amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigada, Toninho!
      Realmente tenho muitas recordações guardadas através dos anos - e dos álbuns de fotografias.
      Aproveite o dia de domingo!

      Excluir

Seu comentário é bem-vindo.