domingo, 12 de janeiro de 2020

Histórias das férias

Voltando hoje de mais uma etapa de minhas férias e também ao convívio com meu notebook, que ficou aqui na companhia de meu neto Lucas. Conheci muitos lugares, nestes dias, e tive algumas experiências novas.
Chegamos cedo ao aeroporto e, num voo direto, logo estávamos na cidade de Maceió, mas a viagem deveria começar por alguns dias mais ao norte, em Maragogi. Assim, um funcionário de uma companhia de turismo foi nos buscar no aeroporto, como eu esperava com uma plaquinha na qual se liam nossos nomes, meu e de meu marido.
No carro da companhia de turismo, chegamos em duas horas a nosso destino e ao flat em que ficaríamos.
Achamos quase ao lado uma padaria onde almoçamos e, depois de algum tempo de descanso - que meu marido exigiu - fomos conhecer a praia. Vimos muitos barcos na praia central, que ficava próxima. Eles compõem um belo panorama, entretanto observei que servem de preocupação para os banhistas.

Nos dias seguintes, fizemos um tour por várias praias próximas, utilizando um meio de transporte muito comum na cidade - o buggy. Tivemos alguma resistência em utilizá-lo no início. Mas a agência de turismo nos informou que o táxi na cidade é utilizado apenas para deslocamento da cidade ao aeroporto. Então, fomos passear de buggy, um dia pelas praias ao sul, incluindo a linda Japaratinga, já em outro município, onde nos encantamos pela beleza e tranquilidade. No dia seguinte, das praias ao norte de Maragogi, preferimos as de Burgalhau e de Xaréu (ou da Bruna). Nesta alguns barcos ancoram a muitos metros da margem e os turistas podem aproveitar as águas do mar muito rasas e calmas, além de mornas.

Houve alguns incidentes em nossa estada nesta primeira parada da viagem: faltou água (a cidade é pequena e muitos os turistas), mas isso foi logo solucionado pela reserva mantida pelo proprietário do flat. O chuveiro não esquentava a água, até que o anfitrião explicou como funcionava o interruptor, de um tipo que não se usa em minha cidade. (A funcionária também não sabia explicar esse funcionamento.)
Partimos para a próxima parada, sem aproveitar as piscinas naturais famosas na cidade, porque a maré estava alta nas manhãs.
Iriam baixar nesta semana. Mas continuo a história amanhã.

1. Boa noite de paz, querida amiga Celina!
    Lindo passeio fez nas férias!
    Maceió não conheço ainda.
    Gosto muito das praias do Nordeste apesar de morar numa do Sudeste que é um paraíso também e com mais de um milhão de pessoas no presente (turistas).
    Gosto de passear de bugre também, mas não assim como fui em Fortaleza... a coluna sai toda de lugar, meu Deus! rs...
    Muito bom começar o ano com um super astral como sua postagem marítima.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

1. Sim, foi bem legal o passeio!
      Além do buggy, ainda outras aventuras. Conhecemos muitas coisas novas.
      Também conheço sua cidade. Tem praiasmuito lindas.

2. Tantas coisas lindas viveram por lá! O Nordeste é lindo e salvo alguns percalços, parece tudo foi muito lindo e bem aproveitado! beijos, chica e vamos te acompanhar na outra parte!

1. Boa noite, Chica!
      Sim, estou conhecendo muitos lugares lindos no nordeste.

3. Olá Celina
    Que lindo passeio, gostei das fotos, como é gratificante aproveitar cada momento. Bjs querida.

4. Boa tarde Celina,
    Que belas fotos dos momentos que têm passado nesses lugares idílicos do vosso lindíssimo País!
    Adorei ver e desejo que continuem a desfrutar muito das belezas e do calorzinho daí. Aqui inverno e muito frioooo;))!!
    Beijinhos,
    Ailime

1. Realmente, Ailime, vimos lugares muito lindos. Ainda vou contar sobre outros passeios.
      Obrigada pela visita!

5. Que ótimas férias vcs tiveram, Celina! Lugares lindos do meu Nordeste...
    As fotos estão boas demais. Alegro-me por ver que aproveitaram bastante!
    De cá da nossa comemoração, aprecio o seu cativante relato...
    Boa quarta-feira...

1. É mesmo, Anete!
      Você conhece bem a região que
      estivemos conhecendo.
      Boa semana!

6. Muito lindo como você montou o relatório de viagem Celina.
    O encantamento com as belezas é sempre uma marca do turismo pelo nordeste. O interior é uma tristeza só, mas o litoral é festa para qualquer olho.
    Gostei de ver e saber de sua felicidade.
    Meu abraço.

Seu comentário é bem-vindo.