quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Falando com Jack e com Alexia


 Uma das novidades nos anos recentes na minha vida foi admitir um pet no apartamento. Quando morava em chácara, ou numa casa, era comum ter cães e gatos no quintal, que por quinze anos foi bem extenso, com direito a muitas árvores onde os pássaros se alimentavam e se abrigavam e onde os gatinhos podiam subir e se esconder.

Quando mudei para apartamento, deixei os animaizinhos que tinha - Tac e Minizinha - na chácara de uma conhecida, onde ficaram recebendo nossa visita até que se foram.

Foi há quatro anos que meu neto e a namorada dele encontraram Jack, nosso gatinho, no motor do carro e ee está conosco desde então. Já passou por duas mudanças, mas aclimatou-se bem nas residências ao ver que a ração, a água, o sofá continuavam a sua disposição e que nós estávamos ali para acompanhá-lo.

Jack gosta de nos saudar de manhã ou quando passamos algum tempo longe de casa e, se ficamos, um ou dois dias fora, deixando outra pessoa para cuidá-lo, reclama bastante ao voltarmos, pela ausência mais prolongada. Ele no último apartamento gostava de passear no corredor e ir até a porta de uma vizinha onde moravam duas gatinhas siamesas. Aqui buscamos evitar que saia, porque a escada fica próxima à porta e ele pode descer rapidamente e chegar ao térreo por ali. Então a distração dele é tomar sol na janela e olhar a rua. 

Como Jack conhece algumas palavras e ações que precedem nossa saída, precisamos driblá-lo, alternando o uso da porta da sala ou da cozinha e procurando não fazer muito ruído ao abri-las.

Ontem o técnico veio instalar um novo modem para o acesso à internet, acrescentando algumas funções e dando um upgrade nas características do equipamento. Foi então que conheci Alexia. Já havia ouvido falar dela, é verdade.

Assim, a brincadeira de hoje, quando meu filho e família vieram nos visitar, foi falar com Alexia. Descobri que agora, além de driblar o Jack ao sair de casa, precisamos driblar Alexia ao dar um comando de voz. Como o apartamento é pequeno, se o Claudio fala com ela no quarto, ela atende no quarto e na sala. É necessário fechar a porta e moderar o tom de voz. Já comigo, preciso falar bem mais alto que o meu normal para que ela me escute.

Brincadeiras à parte, nossa vida continua mudando ao longo dos anos, com lugares, amizades e tecnologias novas.  A propósito conheci um parque novo aqui perto, um Parque Ecológico com um circuito para caminhada. Há sempre muito para descobrir e aprender. Vamos viver cada dia e agradecer por essas pequenas descobertas e pelo que nos trazem de bom.




































4 comentários:

  1. Que amor o Jack é tão bom ter bichinhos por perto.Eles sabem e assimilam tuuuuuudo!
    A Alexia ainda não temos assim não dá trabalho pra driblar,rs...
    Que bom.mais um parque por perto!

    Lindo post! Bjs tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de Paz, querida amiga Celina!
    Tive siamês também. Uma siamesa do filho era nosso xodo.
    O meu se chamava Xuxu com X.
    A dele Narizinho.
    Poodle era outro xodó de todos. O Sansão.
    Depois, veio a Dalila uma base.
    Todos se foram já.
    Agora, só a filha tem seus gatinhos e cachorro.
    Estou curiosa com a Alexa... já pedi ao filho para ver pata mim. A netinha que adora brincar com ela.
    Tao.bom.mudar de casa e recomeçar novo estilo de vida. Cada casa um jeito de viver combinando.
    Da trabalho mudança, mas é bom, afinal.
    Tenha um dia abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Celina
    O Jack é lindo, como é gratificante conviver com um animal de estimação, tenho Nina, uma cadelinha muito esperta, ela é um amor, muito animada. O meu filho ganhou da chefe dele a Alexa, ainda não usei, vou explorar as suas funcionalidades, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Jack é muito querido e traz sensações dóceis na vida de vocês, que bom, Celina.
    A Alexia é uma invenção interessante, temos, mas pouco damos bola p ela, rsss. Não nos habituamos. A tecnologia é mesmo uma bênção e devemos usar a nosso favor.
    Um texto excelente, com afetos e ternuras.
    Bom sábado...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.