domingo, 26 de junho de 2016

Paz


Fomos visitar nossa antiga igreja neste sábado e havia um festival de música sacra - o FEMAG - com o tema Paz.
O orador de  (pr. Ricardo Ferrer) falou sobre os diversos nomes atribuídos a Deus, comoJeová Jireh (O Deus que provê), Jeová  Rapha (O Deus que cura), Jeová Nissi (O Senhor é a nossa bandeira), El Shadai (Deus poderoso).
Por último, mencionou o livro de Juízes, a história de Gideão, que foi juiz do povo de Israel e da vitória contra os midianitas e o termo Jeová Shalom (O Deus da paz).
Após a vitória, Gideão erigiu um altar a Deus e chamou-o O Senhor é paz - Jeová Shalom.
Desejo paz a todos, nesta semana e em sua vida, a paz de Cristo!










                             Algumas imagens do FEMAG, do ponto de vista da orquestra, observando-se trio vocal e grupo de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, músicos e partituras e um vídeo da música A ovelha errante, junto com um grupo convidado de flautas.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Bênçãos da semana

Esta blogagem coletiva foi inicialmente criada pela Cida, de Compartilhando bênção, para que expressássemos semanalmente a gratidão a Deus pelas bênçãos.
Terminamos transformando-a num momento de agradecimento especial.
Hoje tenho um agradecimento especial a Deus e mais um agradecimento que não havia ainda registrado aqui.
Este último registro de gratidão é pelo fato de haver recebido o presente de ter oportunidade de lecionar, em mais um turno, numa escola muito próxima de minha casa e bastante agradável assim como a primeira em que fui lotada neste ano. 
Quanto ao agradecimento especial é pelo que vou contar agora. Ontem, ao sair de casa para o expediente em minha nova escola, junto com meu esposo, não encontramos o carro no estacionamento. Tinha sido furtado. Foi notificada a polícia e passamos a nos movimentar a pé e de ônibus, visto que só temos este carro. Hoje à tarde, meu esposo ia passando de ônibus numa quadra próxima à nossa quando viu um veículo igual ao nosso. Desceu do ônibus e certificou-se de que era o nosso, porém com outra placa. Orou agradecendo e pediu que nosso neto ligasse para a polícia.
O veículo estava com a ignição danificada e a polícia desconfia de que já tivesse sido "vendido" para um receptador e que os malfeitores estivessem por perto para esperar o momento de entregá-lo ao "comprador". 
Por termos recuperado este veículo, e por tudo que Deus nos dá, elevamos nossa gratidão!


Inverno

Li hoje uma reflexão sobre o início da nova estação:

"Hoje começa o inverno em todo o Hemisfério Sul. (...) É uma boa época para tomar sopas quentinhas, aproveitar para ler um bom livro debaixo das cobertas e usar aquelas botas e casacos que ficam guardados durante boa parte do ano. Para a prática de exercícios físicos, tem pontos positivos e negativos. O bom é que a gente não sua tanto. O difícil é sair cedinho de casa para caminhar, correr ou malhar. É preciso uma boa dose de compromisso e coragem!
Em terras tropicais, não estamos acostumados ao frio intenso. Na maior parte do Brasil, a temperatura de 15 graus é considerada congelante. Quando a seleção brasileira de futebol sai para participar de jogos amistosos em outros países e encara uma frente fria, os jogadores sofrem. É preciso chegar alguns dias antes e treinar para se habituar à temperatura que está próximo ou abaixo de zero. Nesses casos, os atletas que cresceram em países gelados levam vantagem, pois estão acostumados. Os mesmos 15 graus que nos fazem sair de casa com blusa de frio e touca e luvas, lsão considerados uma temperatura extremamente agradável para os habitantes dos países escandinavos, por exemplo.
Na vida cristã, corremos o grande risco de nos habituarmos à temperatura errada, sabia disso? Podemos passar tanto tempo longe de Deus que deixamos de nos incomodar com o frio. Em vez de percebermos nosso afastamento e gelo espiritual, achamos que está tudo bem. (...)
O estado de mornidão é extremamente perigoso, pois não percebemos nossa franca necessidade. Porém, é para essa igreja que o Senhor faz o lindo convite: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, ele, comigo" (Apolipse 3:20). Deixemos ele entrar e nos aquecer com seu amor."

Inspiração Juvenil - De olho no prêmio

domingo, 19 de junho de 2016

Count down - Las Vegas

O último episódio da programação jovem nesta temporada (a próxima começa em agosto) lembrava a cidade de Las Vegas, aonde as pessoas vão na esperança de multiplicar seu dinheiro, através do jogo.
A decoração lembrava a cidade, mas o versículo para reflexão foi
" O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males."
Houve uma entrevista com um advogado que se dedica atualmente ao trabalho na organização da igreja e que nela ingressou chamado por um amigo, que ele deseja convencer de que Deus não existe.
Passou por algumas experiências interessantes até resolver batizar-se. Contou sobre o dia em que mencionou um texto sobre Buda, como se fosse sobre Jesus e foi repreendido por uma pequena menina e arrancou risos contando sobre o dia em que aplaudiu de pé uma música religiosa, o que não é costume em nossa igreja, no sentido de não glorificar pessoas e sim a Deus. Por fim, mencionou por que decidiu deixar o trabalho num escritório promissor e dedicar-se à igreja, sem vantagem financeira.




O louvor teve na música especial a cantora Iveline, que interpretou entre outras músicas "Tu me sondas", da qual gravei um trecho.
Apreciei os testemunhos apresentados e sobretudo o pensamento de que não estamos aqui para correr em busca de riquezas e sim para glorificar a Deus e falar de seu amor, já que pretendemos ir a Jerusalém celestial e não a Las Vegas, neste mundo.












segunda-feira, 13 de junho de 2016

Renovação

Ontem, Dia dos Namorados, houve em nossa igreja uma cerimônia de renovação de votos pelos casados, em que os jovens participaram da orquestra que para que entrassem os casais.
Assim - quem  diria !- entramos eu e Claudio na igreja ao som da clarineta do Lucas, nosso neto, entre os demais músicos.
O convite para participar dessa cerimônia dizia:

Acreditamos no amor e que as coisas boas da vida devem ser comemoradas. Por isso, convidamos vocês para participar dessa linda festa!


E assim, junto com quase todos os casais casados da igreja entramos ontem na nave da igreja, ao som da orquestra, ontem só com jovens, inclusive nosso neto.

Houve sermão, com textos de Eclesiastes, como:
" Melhor é serem dois do que um (...), porque quando um cai o outro levanta."
 (Eclesiastes 4:9 e 10)


É bom renovar os relacionamentos, é bom comemorar o casamento. Como eu disse outro dia a meu neto, as pessoas não são descartáveis.

Tenham uma boa semana!








quinta-feira, 9 de junho de 2016

Um guia nas Olimpíadas

Na reflexão matinal de hoje (a partir do livro De olho no prêmio, de Cecília E. Nascimento), lemos inicialmente um versículo bíblico: "Por causa do teu amor tu guiaste o povo que salvaste; com o teu grande poder tu os levaste para a tua terra santa." Êxodo 15:13, que lembra de Deus como grande Guia do povo de Israel na jornada do Egito até Canaã.
Em seguida, a autora menciona a mineira Terezinha Guilhermina que, por ter nascido com retinose pigmentar, perdeu progressivamente a visão, mas tornou-se uma atleta vitoriosa, que já recebeu três medalhas de ouro dos Jogos Paraolímpicos, especialista em corridas de curta distância. Além disso, cursa atualmente a faculdade Psicologia e ainda gosta de ler, escrever e compor poemas.
Numa corrida de cegos, como aquelas de que participa Guilhermina cada atleta cego tem a companhia de um guia, que também é um atleta, para conseguir acompanhar. Guilherme Santa é guia de Terezinha. 
Entretanto, a verdade é que nem sempre os guias são valorizados. Diz a autora:
"O livro de Êxodo conta que, por amor, Deus salvou e guiou seu povo, levando-o para a terra santa. Embora a referência seja, em primeiro plano, ao livramento físico, o mesmo processo continua a acontecer hoje: por nos amar, Deus os salva e nos guia até a Canaã celestial. (...) Quando as coisas dão certo em sua vida, você acha que foi sorte, que aconteceu porque você merece e se esforçou? Ou se lembra do Guia e tem a certeza de que foi o Senhor quem lhe concedeu as bênçãos?"
A gratidão ao Guia deve sempre estar presente em nossa vida.
 

sábado, 4 de junho de 2016

Lembranças

                 Teatro S. Pedro, no centro de Porto Alegre, próximo à esquina da r. Gen. Câmara

Brincando com a Chica, do blog Sementes da Chica, lembrei da sopa da D. Zilda, em Porto Alegre.


Logo que casei, trabalhávamos eu e Claudio no centro de Porto Alegre, eu em frente à prefeitura e ele na rua Sete de Setembro. Eu até via a janela dele da janela do meu serviço. Almoçávamos na pensão da d. Zilda, que era primeiro na R. Andrade Neves, perto de um hotel onde nos hospedamos às vezes. Depois, ela abriu um restaurante na R. Gen. Câmara, a mesma da Biblioteca Pública Infantil, na época de minha infância. (Agora ela está na Casa de Cultura Mário Quintana.)
Mas, voltando ao assunto, nos dias frios eu amava degustar a sopa de lentilhas cremosa como entrada no cardápio do almoço criado por d. Zilda.
Eram também bons tempos! Sempre é bom recordar!




Apreciava  sopa de lentilhas da Dona Zilda.

Brinquem também no blog Sementes da Chica!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sensus vitae no Count down

Tenho postado mensalmente notícias sobre a programação religiosa chamada Count down (Contagem regressiva), chamando a atenção para a mensagem cristã. No último sábado à noite, essa programação teve como tema Sherlock Holmes. A decoração lembrava Londres e o detetive, personagem famosa de Conan Doyle, que estava acompanhado pelo Dr. Watson, é claro.
O caso a ser desvendado era o desaparecimento de duas irmãs, logo após a morte da mãe delas, tendo aparecido um bilhete que dizia : "Sensus vitae". Sherlock desvenda o caso, é claro, mostrando que as irmãs haviam se escondido na escola de música pertencente a um irmão para chamarem a atenção do pai, que não era cristão, para o verdadeiro sentido da vida (sensus vitae), que, conforme foi mencionado no final da programação, é o amor - amor a Deus e aos semelhantes. A mensagem do palestrante, ao final, citou a filosofia epicurista, que busca o sentido da vida no prazer, em contraste com a a visão do mundo  cristã.
A programação destina-se a passar uma mensagem cristã aos jovens, numa linguagem jovem, usando o sociodrama como veículo. Já não sou jovem, mas apreciei bastante essaforma de transmitir uma mensagem importante aos jovens.
Algumas fotos do Count down, a seguir.