terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Encontros de Natal


               
                                                                             Presépio no hotel

Bom reunir a família para um tempo em conversas agradáveis e ainda mais agradecendo a Deus pelo Natal.

Reunimos no dia 24 em nosso pequeno apartamento um grupo de filhos e netos. Foram horas felizes. À tarde, as crianças aproveitaram para se recrear.







No dia 25, fomos a Anápolis ver nosso filho que lá reside e sua família. Mais um encontro muito bom, e ainda foi bom visitar o parque principal da cidade, o Ipiranga, ornamentado para o Natal.

Passamos na estrada por uma parada num restaurante chamado Jerivá.  Ali, vimos um lindo lagos com peixinhos.

Graças a Deus por esses momentos felizes. As famílias são presentes de Deus. Bom reunir-se em família para agradecer  pelo que o Senhor nos dá.  





sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Amigos revelados

 


Aos poucos foram chegando as caixinhas "mágicas" com muito mais que presentes - elas mostram que temos amigas por aqui, que nos dão atenção e carinho.

Rosélia aproveitou a época de Natal para transformá-las de virtuais em reais para que todas sentíssemos esse abraço fraterno vindo da nuvem para o Correio e para nossas casas.

Minha caixinha chegou, eu já a mostrei aqui. Minha querida amiga, que agora vai revelar quem é, a encaminhou. Fiquei muito feliz e uma parte do presente mostrava um pensamento dela. Este que está acima. Nosso olhar pode transformar tudo em belo, maravilhoso. Podemos retirar o que é bom e agradável em cada experiência.

Muito obrigada à minha conterrânea, da cidade em que morei por meus primeiros vinte e um anos, Porto Alegre. Maravilhosa sua atenção e seus mimos, um dos quais também me lembra a cidade natal, numa caixinha, dentro da outra caixa, com estrelinhas dentro do tema natalino. São muitos os cuidados e delicadezas dessa amiga.


No mesmo post "Aparecem os amigos", praticamente "revelei" a minha. Vejam a caixinha que mandei.


Se olharem de mais perto, na parte externa estava inserido um cartão, desejando feliz Natal a ela, à Gracita. Dá para ler.

Gracita vem se revelando dia a dia para nós: é a professora que conta histórias para os alunos e que por certo lê também e recita seus poemas, que ama os livros e a leitura. Sabemos agora que teve um período difícil na vida - pois nos contou; lutou, sobreviveu, realizou-se e hoje é forte, brilhante, ao mesmo tempo carinhosa e dedicada à família, aos alunos, aos amigos.

Parabéns por tudo isso, Gracita. Como professora, me identifico com esta faceta sua: com o convívio com crianças e jovens, com as leituras e reuniões na biblioteca da escola. Tenha um lindo Natal junto aos seus, com poemas e canções natalinas e gratidão a Deus pelas bênçãos.

Meu muito obrigado à Chica, que acredito ter sido aquela famosa Amiga Oculta que mandou a primeira caixinha. A outra parte dos mimos que me mandou é literalmente agradável, deliciosamente suave ao tato, refrescante. 

Amizade, carinho, cuidado é bom e todos nós gostamos de receber. Tivemos e temos tudo isso nesta brincadeira - nas mensagens da autora e inspiradora, nas caixinhas lindamente ornamentadas, nos presentes. Parabéns, Rosélia, e a todas pela delicadeza que demonstraram nas caixinhas mágicas. 

Neste vídeo, Gracita registra a brincadeira natalina.


                                                          Imagem compartilhada por Rosélia. 

Feliz dia de Natal a todas! Lembremos da dádiva Menino Deus!

                        Cena da Cantata de Natal, que está registrada em

Cantata de Natal 



sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Você acredita em anjos?




 Esta é a XIV Interação Fraterna de Natal, idealizada por Rosélia,  nossa amiga, do bog EspiritualIdade. Se acredito em anjos? Sim, a Palavra de Deus menciona os anjos.

Foram anjos que guardaram a porta do Eden. Anjos visitaram Abraão e anunciaram o nascimento de Isaque. Salvaram Ló e suas filhas da morte em Sodoma. Advertiram Balaão quando queria profetizar contra Israel. No Novo Testamento anunciaram a Zacarias o nascimento de João Batista e livraram os apóstolos da prisão. O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de Jesus, orientou José dobre o refúgio no Egito.Os pastores ouviram o canto dos anjos anunciando o Nascimento.

Creio que cada um de nós tem um anjo para guardá-lo, enviado por Deus. Muitas vezes anjos, não sei se vindos do céu,  nos ajudam e cuidam. Uma vez, houve um que apagou o fogo no carro de meu filho Moisés. Em outra ocasião, outro deu carona num ônibus a  outro filho que estava sem celular e sem dinheiro e tinha de voltar para o local de trabalho, um outro foi visto pelo homem que bateu em meu carro anos atrás; o homem disse que era policial e viu na mesma hora alguém que estava comigo e disse que era escrivão. Depois o conserto foi pago pelo responsável. 

Há anjos que nos encontram em horas assim e tornam mais fácil a caminhada. Mas,neste mês, lembramos sobretudo os cânticos dos anjos anunciando Jesus aos pastores nos campos.




Lembrança da XIV Interação Fraterna de Natal 


Chegou mais esta lembrança pelo Correio, encaminhada pela Rosélia.  Graças pelos anjos!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Aparecem os amigos

 


Continua o mês do Natal e vou só noticiar que fiquei alegre com a continuação de nossa interação de amigo oculto  no dia de ontem. As caixas vão e vêm, significando amizade e espírito de comunhão. 

Chegou esta linda caixinha para mim de minha amiga oculta. Amei o conteúdo e as mensagens. 

Encaminhei também uma caixinha para a minha amiga.

Logo virão as revelações pela amiga Rosélia,  que também está criando, além do amigo oculto, sua tradicional interação de Natal no blog Espiritual-Idade .

E eu registrei uma temporada de Natal na primeira semana do mês partindo de figurinhas com um calendário natalino lá no Versículos para hoje.


O espírito natalino está presente neste mês. 



sábado, 2 de dezembro de 2023

A Cantata de Natal




Os maestros dos corais de nossa igreja na região do Gama, DF, onde congrego, programaram unir as vozes dos três grupos e a orquestra (de que participamos) para apresentar uma Cantata de Natal.
A Cantata reúne músicas religiosas com o tema do Nascimento de Jesus.
Glórias a Deus inicia e termina a Cantata -  um hino vibrante de louvor pelo nascimento do Rei entre nós.
A Canção de Natal apresenta uma bela e terna melodia, lembrando os cânticos natalinos.
Belém relembra o lugar do nascimento do Menino e Não há lugar lembra a história da busca de um abrigo para Maria e José onde pudesse nascer o Nenê. A Canção de José rememora igualmente a peregrinação de José e Maria.
Nós O acharemos recorda a história bíblica dos pastores que foram avisados por anjos do Nascimento e foram adorar a Jesus na manjedoura.
Seu nome é Jesus aponta para o cumprimento das profecias a respeito do nascimento do Messias.
Gloriosa Luz conta sobre os anjos que brilharam no céu indicando o local do nascimento aos pastores.
Neste mês, a temporada é Natal e a cada dia reedito um post antigo, seguindo o roteiro do calendário de Natal que achei em figurinhas. Se quiserem comentar alguns desses posts, ficarei muito feliz. Basta visitar o blog Versículos para hoje.
Agora, um pequeno vídeo para ouvirem um trecho de uma  Cantata de Natal. Logo acrescento as da Cantata atual.


8













quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Encontros com as netas e episódio Avós

  





Último dia de novembro, o mês de aniversário do blog, é um feriado em Brasília.  De manhã fomos ao Parque com minha neta Ana e a mãe dela, minha nora Gleidy. Passeamos e conversamos perto do Lago dos Gansos.

A paisagem, mudando, trouxe as árvores cheias de folhas amarelas, os camboís.

O lago estava bem limpo, mas sem os peixes habituais. Vimos apenas alguns pequenos peixes. Também a ponte estava com pintura nova e sem os cadeados que ficavam pendurados nela.





O dia continuou. À noite foi o espetáculo de balê da eyscola de minha neta Giovanna. Baseado no livro Flicts, do escritor Ziraldo, conta a história de uma cor diferente - o flicts - desprezada pelas outras cores. 

Houve uma adaptação e Giovanna dançou duas músicas durante a peça  - Brincadeiras de crianças e Russas. Cenário,  narração   vestuário,  tudo muito lindo.

Foi um dia intenso, com duas programações diferentes. 


Gostei de conviver hoje com duas netas queridas.

Assim são as avós. 




E o último episódio da pequena temporada As crianças é justamente 





domingo, 19 de novembro de 2023

Época de Natal e Temporada As crianças

 


Sabem que amo esta época de fim de ano, quando o clima  já lembra o Natal. Hoje combinei com Claudio de irmos ao shopping e registrarmos algumas fotos da ornamentação natalina.

Ao passar por lá, na sexta-feira, rumo ao ensaio do louvor na igreja, já vislumbrei enfeites brilhantes e iluminados na frente do Tagua Shopping (estou morando na região de Taguatinga, no DF).

Aqui estão as fotos, que registrei neste domingo, quando visitamos o shopping à tarde. A decoração, que o torna mais colorido e cheio de crianças com seus pais,  tem como tema cartas ao Papai Noel e brinquedos tradicionais de Natal - festejando a data comercial, então.

Já na comemoração de Natal de nossa família lembramos mais a confraternização familiar em torno do nascimento do Bebê Jesus - o sentido cristão do Natal. Mas vejam as fotos. 







Também lembrei de registrar no reels do Instagram mais um Episódio da Temporada As Crianças, que estou publicando a propósito dos 14 anos do blog neste mês. O Episódio é o 3 - Natal e família, enfatizando a confraternização familiar no Natal,  e foi publicado originalmente em 11 de dezembro de 2016. Vejam:

Natal e família






Falta ainda um vídeo para concluir a temporada As crianças . Apresentarei curtas temporadas durante este ano e o próximo, enquanto o blog se encaminha para  os 15 anos. . Adivinhem qual será a próxima. 

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

As crianças - Episódio Com quem ficam as crianças


 Em continuação ao projeto de que falei, festejando os 14 anos do blog Viver numa temporada de vídeos, publiquei hoje no Instagram o episódio Com quem ficam as crianças.

Foi publicado no blog em dezembro de 2009 e conta recordações da época em que meus filhos mais velhos eram bebês.

Logo publico também a segunda parte.

Observem aqui o vídeo de hoje pela manhã: 

Com quem ficam as crianças - 1a. parte








Já disponibilizo aqui a 2a. parte da história:

Com quem ficam as crianças - 2a. parte




domingo, 12 de novembro de 2023

Viver - Temporada 1 - As crianças, Episódio Começando bem a semana

 


Aproveitando este domingo para iniciar um projeto no Instagram, a propósito do aniversário do blog Viver. Comecei a contar histórias publicadas aqui. 

A primeira temporada apresenta histórias sobre crianças, minhas crianças através do tempo.

O Episódio 1, podem ver neste reel. Ocorreu em Valparaíso de Goiás, onde morava à época, e conta uma história em que meu neto Lucas, à época com 13 anos, foi personagem. Foi publicada em 29.11.2009.

Quando puderem, assistam: Começando bem a semana . Lembrem de ativar o áudio. E tenham todos ótima semana!

Complementando: 

O Lucas e a namorada visitaram ontem, 25.11, o local onde se passou a história do primeiro episódio da temporada As crianças, aqui próximo na cidade vizinha de Valparaíso. Registraram a foto:





sábado, 4 de novembro de 2023

Mês de novembro

 


Brasília continua florida neste início de novembro. Há muitos flamboyants, agora já com menos flores, devido às chuvas. Também a chuva-de-ouro está ainda presente.

E já vemos algumas árvores de Natal e decorações natalinas.

O mês tem, logo no dia 2, a homenagem aos que já se foram desta vida, dia de recordações e de esperança para os que guardam a fé cristã.

Dia 15 é a comemoração da Proclamação da República no Brasil, dia 19 é o dia da bandeira - "centenária bandeira formosa, com as cores do céu e do mar (...)". Duas datas patrióticas.

Dia 20 é Dia da Consciência Negra, data para enfatizar a etnia negra no Brasil e de lutar pelo respeito às diferenças e dizer não à discriminação. 

Neste mês temos um aniversário em nossa família - da nossa nora Gleidy, mãe de quatro de nossos netinhos, esposa de nosso filho mais velho.

Enfim, lembro que é o mês de aniversário deste blog. O blog Viver completa  14 anos, contando as minhas histórias - recordações,  relatos de passeios, vivências familiares, interações com os blogs amigos. É o meu Diário, não muito diário, mas são os meus registros de vida e aprecio guardá-los aqui.