sábado, 23 de março de 2019

Início de outono

Nesta semana, no dia 20, começou o outono. Mas não consigo ver aquele lindo céu dourado-avermelhado que me encanta. Tivemos um verão chuvoso e continua chovendo, o que é bom, porque não falta água em nenhum dos reservatórios que abastecem as regiões do DF.
A propósito, tivemos também nesta semana o Dia Mundial da Água, lembrado com murais na escola.


Gosto de fotografar os céus do amanhecer e só consigo tons cinzas por enquanto.
Minhas florzinhas de violeta, entretanto,  estão florindo de novo e uma rede social aqui me lembrou que o mesmo aconteceu exatamente numa data próxima em março no último ano. 


Vejo caírem algumas flores das árvores aqui em frente, mas logo teremos outras árvores florindo e enfeitando a cidade. Nossa Brasília é mesmo a cidade parque.
Muitas flores mesmo devem estar colorindo o hemisfério norte. Um jogo de  que gosto me lembrou disso com os motivos usados para as criações deste mês. Boa primavera para os amigos de lá!

sábado, 16 de março de 2019

Passeio de sábado à tarde

Gosto de passear pelas quadras próximas no sábado à tarde. É bom ver a paisagem sempre renovada desta região. A vizinhança mostra, além das plantas e árvores, os pássaros brincando nas árvores, que infelizmente não chego a fotografar mas escuto todos os dias.
Saímos hoje e registrei algumas belezas nas flores e árvores que me encantaram no passeio.







A natureza nos alegra e nos dá a confiança no cuidado de Deus.
Tenhamos uma boa nova semana!

domingo, 10 de março de 2019

No grupo da família

Só para descontrair neste domingo, vou contar que temos um desses grupos no celular através de um aplicativo para os membros da família. Oficialmente é para trocarmos notícias, já que os quatro irmãos moram em cidades diferentes do país.
Trocamos algumas notícias mas muitas vezes o grupo fica no silêncio. Durante um tempo houve discussão de opiniões contrárias no período pré-eleitoral. Depois, silêncio de novo. 
Então, ontem um dos mais jovens do grupo postou um comentário interessante: "Sabadão. Suave na nave." Isso foi pela manhã. 
O grupo animou-se. Houve consulta ao Google. Como tenho um jovem - meu neto - aqui em casa, sabia o que significava a expressão idiomática. Expus no grupo: O autor sente-se bem na nave da igreja - já que era logo após o culto da manhã.  Houve debate. Ele estaria falando de forma denotativa ou conotativa? As discussões estenderam-se até hoje.
Surgiram expressões similares, como "De boas", "De leve na neve", "De boa na lagoa". Inventaram outras como "Em paz na marabraz", "A trote no esporte", "Na melodia com a titia" (já que eu havia dado uma aula de piano para uma senhora aqui do bloco). Surgiu até um concurso para escolhermos a melhor expressão. (Fica a dica.)
Foi então que o autor da postagem "Suave na nave" pronunciou-se: "Agora tá sussu, todo mundo entendeu." E começou novamente o debate.
Beijos, boa semana!


sábado, 9 de março de 2019

Dia da Mulher

Hoje, sábado após o Dia Internacional da Mulher, é comemorado durante o culto esse evento na minha igreja. Assim, tivemos hoje uma oradora que lembrou o ministério da mulher.
Quero lembrar aqui, entretanto, uma história bíblica que li durante a semana. Nos tempos bíblicos, as mulheres não tinham direito à propriedade, que era sempre do homem. A herança passava apenas aos filhos e não às filhas. Próximo à entrada na terra de Canaã, foi levado a Moisés o caso das filhas de Zelofeade, homem que morrera e que tivera cinco filhas e nenhum filho. A herança, de acordo com a lei, passaria para seus tios. Apelaram por justiça e o próprio Deus ordenou a Moisés que a herança fosse passada às filhas mulheres de Zilofeade, com a recomendação de que casassem com alguém da própria tribo, para que a herança não passasse a outra tribo. 
O caso foi tomado como parâmetro para outros análogos. 
Nosso Deus é justo e tem carinho por todos, considerando como especiais a cada um. As mulheres, mesmo as desprezadas, foram tratadas por Jesus com carinho, como a mulher estrangeira que pediu a cura da filha e a mulher Samaritana, à qual Jesus se revelou como filho de Deus.
Deus se revela a cada uma de nós, está atento a nossa vida e por certo podemos pedir ao Senhor em nome de Jesus em favor das causas que pleiteamos.
Que sejamos muito abençoadas nesta semana e em toda a nossa vida.

terça-feira, 5 de março de 2019

Primeiras paisagens de março

As primeiras fotos que posto aqui este mês são paisagens e recordações de Anápolis, de onde retornamos hoje, 3a. feira, feriado.
Estivemos hospedados num hotel em frente de uma bela praça, bastante extensa, com trilhas para passeios e para bicicletas, lago com peixes e plantas aquáticas, carrocinhas de lanches como pipocas - que o Claudio adora, e estacionamento de um trenzinho turístico.
Havia no hotel uma excursão de Salvador e os turistas - que parece terem ido em busca de um lugar tranquilo - apreciaram também o trenzinho com animadas músicas infantis a alegrar o trajeto, bem como a animação do "maquinista", na realidade motorista.

Estávamos em visita a familiares na cidade e registramos também fotos  com a família de nosso filho Alessandro, que tem quatro filhos, mas no fim de semana havia cinco crianças. Uma prima estava hospedada lá enquanto a mãe fazia uma viagem urgente.


Aí estão todos os meninos e a visitante é a da esquerda.