sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Promoção de aniversário: sorteio

Está findando o mês de novembro e a promoção de aniversário deste blog.
Fizemos o sorteio hoje pela manhã e aqui está o resultado. 
Vou deixar que assistam ao vídeo para satisfazerem a curiosidade. 
Quanto à vencedora, gostaria que se comunicasse comigo, por email, para me passar o endereço para remessa do prêmio.
Muito grata a todas as participantes. Deus as abençoe!


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Recordando: Gratidão

O sentimento de gratidão a Deus é um dos mais lindos que podemos ter, reconhecendo que o Senhor é nosso Criador e mantenedor e que dEle nos vêm todas as bênçãos.
O último post que vou reprisar neste mês de aniversário fala exatamente da gratidão que uma senhora cristã demonstrou, rendendo a Deus um culto de gratidão por ter-lhe mantido em vida durante uma séria enfermidade, da qual está se recuperando ainda. Foi postado originalmente em 18 de setembro deste ano e quem o escolheu foi a amiga  Clécia, do blog Firmada no Senhor (http://firmadosnosenhor.blogspot.com.br/) e de Lidiane, de Floresça onde está plantada (http://jesusmeumodelo.blogspot.com.br/).
Amanhã devo divulgar o resultado do sorteio entre as participantes da promoção do mês de aniversário deste blog.

Gratidão
Vou chamá-la de Maria. Ela é mais jovem que eu, uma senhora no início da meia idade. Em maio encontrei-a na igreja um pouco  antes do culto e a cumprimentei.
Nesse mesmo dia, no final da tarde, tive a notícia de que estava no hospital, pois tivera um problema de saúde muito grave logo após o meio-dia. Não vimos a Maria por algum tempo. Soubemos, entretanto, das notícias e oramos muito por ela.
Foi detectado um mal no  cérebro de Maria e era necessária uma cirurgia urgente. Foram receitados alguns medicamentos e depois ela foi hospitalizada para aguardar o momento da intervenção. Ela cantava num grupo musical e as próximas participações desse grupo foram sem a presença dela. Num festival de música sacra, antes de se apresentarem, leram uma carta de Maria para a igreja, agradecendo as orações.
A intervenção foi feita, durou nove horas e começou a recuperação.
Agora, três meses passados, Maria externou o desejo de agradecer pelo que Deus já fez por ela e foi programado um culto de agradecimento, em que ela pôde cantar com seu grupo novamente, embora amparada pelos colegas, e ouvir o sermão, que a encorajou a continuar firme esperando no Senhor.
Houve um momento emocionante em que nossa irmã Maria foi ungida pelo pastor, com óleo que representa o Espírito Santo, enquanto ele orava pelo restabelecimento da saúde dela.
Maria havia combinado que cantaria apenas a última música, mas fez questão de cantar todas as músicas apresentadas pelo grupo musical.
Também apresentou seu testemunho, contando o que acontecera nesses últimos quatro meses. Falou no decorrer desse testemunho que sentiu sempre a presença de Deus e dos anjos com ela nos momentos de sofrimento.
Um dos versos mencionados pelo pastor no sermão foi "Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2)
Que tenhamos essa confiança na ação de Deus em nossa vida e  que tenhamos esse desejo de agradecer aquilo que faz por nós.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Recordando: Lança o teu pão sobre as águas

Este artigo foi publicado originalmente em 11.10.2011 e o estou republicando porque foi escolhido por minha amiga Selma, que acompanha vários blogs e se comunica através de emails. Obrigada pela indicação, Selma.
Os amigos que indicarem posts antigos de que tenham gostado concorrerão ao sorteio de um livro de Meditações Diárias para 2013.

Lança o teu pão sobre as águas

Quando publicamos uma página aqui na internet, não sabemos ao certo quem ela vai atingir, como vai atingir e quando.
Um dia anunciaram na escola em que eu trabalhava que haveria um curso sobre informática na educação. Matriculei-me, porque o assunto me interessa. A evolução na comunicação dos últimos trinta anos atingiu os jovens de forma muito forte.
O curso tinha como objetivo ensinar o uso de blogs em sala de aula.
Não sei se absorvi o espírito das instruções apresentadas. Quando apresentei o trabalho, senti que algumas colegas não aprovaram o tom do meu blog Sala de Português, mesmo quando expliquei que os alunos que deveriam ser atingidos eram do ensino médio.
Prossegui com o blog e passei a fazer algumas postagens sobre o conteúdo ministrado em sala, sobre os trabalhos propostos. Uma vez um aluno me disse que o blog era legal, mas que eu não o divulgava muito em aula. Acredito que isso era verdade.
Entretanto o número de postagens no Sala de Português é menor do que o número de postagens no Viver(no antigo endereço), mas o número de visualizações é bem maior. Mesmo quando passo meses sem postar nada, o blog continua a ser visto, seja para consultar (ou usar...) os modelos de trabalhos ou para checar as sugestões de livros e filmes ou os comentários sobre temas como intertextualidade, nível culto e coloquial do Português ...
Outro exemplo é o de uma página chamada Celina & Turma num site de relacionamento. Destinava-se à minha comunicação com as turmas. Cheguei a passar pequenos trabalhos, exigir comentários via site, para nota, mas isso não deu muito resultado. Abandonei a ideia e a página continuou. Embora eu quase não entre nessa página, ela virou ponto de encontro dos alunos da escola matriculados nos vários anos após a criação do Celina & Turma. Creio que até pensam que eu nunca entro lá, porque ontem havia uma charge mostrando uma turma "bagunceira", com os meninos em pé, cantando e dançando, em que estava escrito : turma da Celina e uma outra turma de meninos quietinhos e comportados, em que estava escrito: turma da Fulana (professora de Matemática ). Não sei se a brincadeira se referia ao meu jeito tranquilo de dar aula, ou à associação de português com brincadeiras e da Matemática com estudo sério, ou às duas coisas. Coloquei um comentário logo abaixo e hoje não consegui mais localizar a charge, que deve ter sido retirada. Com certeza, eles se deram conta de que não fiquei muito feliz com a publicação.
O blog Viver (este) mudou de endereço por correr o risco de ser excluído (o email associado a ele foi bloqueado) mas não o excluí. Continua até determinada publicação no endereço antigo, com os antigos "seguidores", e a indicação do novo endereço na última publicação. E migrei todas as publicações para cá, continuando a publicar aqui. Entretanto, o antigo blog tem mais visualizações que este nesta semana. 
E há pessoas de países como Rússia, Alemanha, África do Sul, que visualizam os blogs em que escrevo algumas vezes, o que deve ocorrer também nos blogs dos amigos que me leem, embora não entendamos muito bem por quê.
Tivemos um comentário de um cristão da Noruega no blog da minha igreja, que pediu orações em determinada ocasião.
Tudo isso mostra como temos responsabilidade em publicar aqui. Se nosso objetivo é a evangelização, ou comentários sobre a vida cristã, podemos continuar, porque a extensão do nosso trabalho vai além dos amigos que podemos ver e conhecer. A publicação atinge pessoas que não conhecemos. Portanto, vamos continuar lançando "o pão sobre as águas", como diz a Bíblia. Podemos não achá-lo agora, mas depois de "muitos dias".
Um abraço a todos os blogueiros cristãos.

domingo, 25 de novembro de 2012

Recordando: Salvos das chamas


Este artigo foi publicado em 28.04.2011, e  o estou publicando novamente porque foi escolhido pela Vania Ferro, de Compartilhando ideias (http://vaniaferrocarvalho.blogspot.com.br/) na promoção de aniversário do blog.

Salvos das chamas

Meu filho entrou no carro dele, na garagem do prédio onde trabalha, no centro da cidade. Sentiu um cheiro forte de combustível, mas isso já acontecera antes e iniciou a subida da rampa assim mesmo. Mas o carro não subia.
Um rapaz que dirigia outro carro dirigiu-se a ele e o alertou sobre um vazamento, que parecia ser de água, mas era de combustível. Os dois olharam perto do motor, viram uma mangueira fora do lugar e a recolocaram na posição. 
Nova tentativa de sair da garagem, e novo alerta do mesmo rapaz: havia fumaça saindo do capô. Moisés desceu do carro e, junto com o rapaz, abriu o capô. Ficou paralisado: havia chamas dentro do capô. O carro poderia ser todo consumido e explodir o tanque de combustível.
Mas o novo amigo não ficou paralisado. Foi até o carro dele e pegou um extintor. O mesmo fizeram outros motoristas que se encontravam na garagem. As chamas foram extintas.
Meu filho, ainda trêmulo, foi ajudado a descer a rampa e deixar o carro na vaga. O mesmo rapaz levou-o a uma estação do metrô e ele foi para casa, de onde me ligou para contar mais este episódio de livramento em sua vida.
Na realidade, foram muitos episódios de salvamento na vida do Moisés e nós somos gratos a Deus por isso.
Conforme o profeta Isaías, temos a promessa de Deus: "Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:2) Quantas vezes passamos por dificuldades e nem nos conscientizamos delas, e o Senhor envia seu anjo para nos socorrer e livrar. Há muitas águas e muito fogo para atravessar em nossa vida. O Senhor pode nos livrar desses elementos, o Senhor pode nos livrar de perigos físicos que nos assaltam no dia a dia, o Senhor pode nos livrar das tentações que nos assaltam, e que também são um fogo devorador, o Senhor pode nos conduzir pelo bom caminho que leva à Salvação.

Veja também o blog Viajando em família

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Recordando: Delicados ciclames

Mais uma postagem de artigo escolhido na seleção do mês do aniversário. "Delicados ciclames", publicado originalmente em 21.10.2011, foi o post escolhido por Lauri, de Recanto das Mamães blogueiras(http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/).

Vejam:

Lembram de que no início da primavera eu desejava comprar uma plantinha nova para ornamentar minha casa?
Hoje achei algumas plantas, inclusive um ciclame.
Já havia ouvido esse nome de flor, mas não a conhecia. O vendedor, que é um jardineiro nipônico, já idoso, me advertiu de que não devo molhar muito a plantinha e de que ela deve tomar luz através da vidraça. Já outras plantinhas que adquiri devem também ser pouco regadas nesta época, que é mais úmida aqui, mas devem tomar muita luz. Portanto devem ficar num lugar aberto. Assim, as coloquei na varanda.
Cada plantinha tem uma forma de ser cuidada, assim como cada um de nós tem uma personalidade diferente e aprecia ser tratado de determinada forma. 
Os pais conhecem os filhos e sabem as diferenças que existem entre eles. Cada um exige uma atenção diferenciada. 
Assim também nosso Pai Celestial nos conhece detalhadamente e nos cuida,  como cuida das plantas e das aves. É maravilhoso pensarmos em Deus como um Pai acompanhando cada filho seu da forma especial como necessita.

" Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais." Lucas 12:7

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Recordando: Jornadas

A partir de hoje, vou postar novamente os textos que foram escolhidos pelas blogueiras participantes da promoção de aniversário. Este título, Recordando, abrange artigos antigos que são os preferidos de algumas leitoras, que estão concorrendo ao sorteio de um livro para meditações para o ano de 2013.
Se desejar participar, há tempo até o final deste mês, em que comemoramos o terceiro aniversário deste blog. Basta escolher o artigo do blog Viver  que mais tenha apreciado ao longo dos três anos e postar como comentário aqui.
Artigo de hoje: Jornadas, do primeiro ano do blog, no seu segundo mês, dezembro de 2009.


Jornadas

Nesta semana começou meu período de férias anual e viajamos, atravessando vários estados do país, rumo ao sul, a Porto Alegre, onde chegamos ontem.

Lembro da jornada que percorremos a cada dia, das cidades pelas quais passamos, das paisagens que vimos, dos restaurantes onde almoçamos, dos hotéis em que nos recolhemos à noite para repousar.
Havia uma jornada planejada para o dia, eu verificara na internet o número de quilômetros entre uma cidade e outra e procurávamos seguir essa programação, aproximadamente 700 km, um pouco menos nos dois últimos dias, porque estávamos ansiosos por nos hospedar junto ao mar e ir à praia na última parada antes de chegar à casa de minha mãe.
Ao final de cada dia de jornada, era agradável procurar um hotel na cidade programada para descanso. Conseguimos, com algum esforço, três ótimos hotéis para repouso. Foi necessário dar algumas voltas para acharmos o acesso correto ou andar mais alguns quilômetros (no segundo dia, mais 100 km) para chegar ao lugar adequado para descanso, ou procurar por vários endereços até atingir o preço justo. Sentíamo-nos muito confortáveis após nos hospedar no hotel, e poder enfim lanchar e repousar.
Passamos pelas etapas programadas da jornada e agora nos preparamos para comemorar aqui o Natal, já tendo antes confraternizado com as famílias de meus filhos nas cidades em que moram. 
Passando para uma meditação sobre a lição da semana, os israelitas no capítulo 33 de Números são lembrados das jornadas que fizeram na viagem deles através do deserto para chegar a Canaã e num dos primeiros versos é dito: "Escreveu Moisés as suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o mandado do Senhor (...)" (Núm. 33.2)
Também lembramos que Deus preparou cidades de refúgio para os israelitas. Na nossa viagem, nós nos recolhíamos para repousar da viagem. Naqueles dias as cidades de refúgio eram usadas para resguardar os criminosos enquando aguardavam julgamento, para que não se consumasse um juízo errôneo.
Somos gratos a Deus que nos guardou nesta viagem até o Rio Grande do Sul, por 2.600 km. Os israelitas deviam estar gratos porque a jornada deles até Canaã foi planejada e cumprida por Deus e eles chegaram em segurança à terra prometida. E nessa terra tinham providos os seus lugares de refúgio. É confortante lembrar que nosso verdadeiro refúgio é  Cristo, como nos diz a Palavra em Hebreus: 6:18,19: "Nós, que nos refugiamos nEle para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma".
Que na jornada principal da nossa vida sejamos guiados por nosso Deus e que nEle encontremos nosso refúgio e esperança.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mês do aniversário do blog: promoção

Chegamos em novembro, e este é o mês do aniversário deste blog. A primeira postagem é do final de novembro de 2009.
Vou propor, como promoção, uma enquete, neste ano: gostaria que postassem como comentário ao longo do mês o nome do post de que mais gostaram, ou um dos que mais gostaram durante estes três anos.
Vou divulgar, ao longo da promoção, os participantes e o post escolhido.
No final do mês sortearei uma das pessoas que participaram e comunicarei o resultado a todos, esperando que o sorteado me comunique por email o endereço para que encaminhe um brinde. Será um livro de meditações para o próximo ano.
Um abraço a todos.
Vamos participar?

Posts escolhidos:

Cristo, o grande Mestre
Sugestões de Lucinalva, de Reflexões Diárias Lucinalva
(http://reflexoesdiarias-lucinalva.blogspot.com.br)

e de Irismar, de Vivendo pela Palavra
(http://irismaroliveira.blogspot.com.br/)













Jornadas
Sugestão de Cida, de Compartilhando Bênção
(http://compartilhandobencao.blogspot.com.br/)












Gratidão

Sugestão de Clécia, de Firmada no Senhor
(http://firmadosnosenhor.blogspot.com.br/)
e de Lidiane Borges, de Floresça onde está plantado
(http://jesusmeumodelo.blogspot.com.br/)


















Lança o teu pão sobre as águas

Sugestão da amiga Selma















Delicados ciclames

Sugestão de  Lauri, de Recanto das Mamães Blogueiras
(http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/)


Salvos das chamas


Sugestão de Vania Ferro, de Compartilhando Ideias
(http://vaniaferrocarvalho.blogspot.com.br/)