Sempre atual esta reflexão sobre ano novo. Feliz 2017! 1ºde janeiro. Neste primeiro dia do ano, você tem uma nova janela aberta: sonhos renovados, oportunidades que surgem, promessas que acenam, esperanças que se alimentam. Abra a sua janela e deixe a luz entrar. Verá que seus sonhos são possíveis, suas decisões só esperam por você, as promessas se cumprem, as esperanças continuam. Muitas bênçãos no novo ano, desejo a todos que acessam esta página.
Agradável no Natal é a confraternização. Trocamos votos com amigos reais e virtuais. Enviamos mensagens sobre o Natal e recebemos muitas. E há mensagens muito lindas, outras bem interessantes e criativas. Gosto de lê-las pelo telefone ou pelo computador em várias redes e serviços.Aprecio sobretudo as visitas que recebemos no Natal. Este ano tivemos filhos, quatro netos (os que moram mais perto) e a jovem namorada do neto mais velho, sempre muito gentil. A Gigi, que ainda não havia recebido seu presente de Natal, apreciou a princesa Anna que ganhou. (Desde a Feira do Livro ela está se maravilhando com as princesas!) O Claudio preparou um cardápio gostoso e almoçamos todos juntos, que desde minha infância acostumei-me a confraternizar no Natal no almoço do dia 25. Claro, registramos algumas fotos e posto algumas delas.
Neste mês,muito se ouve e assiste sobre o Natal. De tudo isso, fica a grande e alegre mensagem: Nasceu Jesus - o grande presente. Desejo a você, amigo ou leitor, um Feliz Natal, junto com aqueles que ama.
Convido-o a ouvir esta bela música natalina, cuja letra fala sobre os anjos que anunciaram o nascimento do Menino Jesus.
No Brasil, inicia-se hoje o verão. Embora alguns shoppings estejam enfeitados com motivos que lembram inverno, apontando para o Natal no hemisfério norte, aqui esta data festiva ocorre no início do verão. Natal já lembra férias. O ano escolar termina em datas em torno do Natal. Apenas alguns alunos que devem prestar as provas finais terão aula na semana seguinte ao dia 25 e logo prestarão essas provas e terão também suas férias. Tanto alunos como professores já se preparam para desfrutar um mês de repouso. Devo visitar minha mãe no sul do Brasil e passear por algumas cidades daquela região. Na época mandarei notícias de lá. (Costumo fazer isso normalmente no Viajando em família, onde, durante o ano, descrevo alguns passeios para lugares mais próximos.) Normalmente verão me lembra essas paisagens do sul - cidades construídas em estilo europeu, lembrando a colonização de algumas áreas do sul, cidades a beira-mar e Porto Alegre, a capital do meu estado natal. As temperaturas lá no Rio Grande do Sul são bastante elevadas em janeiro e as pessoas costumam viajar para as cidades da serra ou para a praia e passar ali um ou dois meses. Alguns têm casas pequenas ou maiores em praias para desfutar ali de uma temperatura mais amena nessa época. Deixo aqui algumas imagens que lembram verão e férias.
Recebi na semana passada um presente muito especial. Minha nora Renata e minha neta Giovanna, vieram cumprir a promessa de meu filho Moisés e ornamentaram belamente a árvore de Natal. Ficou muito bom. Melhor ainda porque trouxeram carinho e beleza para este Natal.
E hoje levamos os pequenos Joás e Lídia ao Sonho de Natal, criado pela Caixa, junto ao prédio da Matriz deste banco público e da Caixa Cultural, onde se realizam concertos e exposições, aqui em Brasília. As crianças percorrem com seus acompanhantes um roteiro que começa com um relaxamento, para que entrem no Sonho, passando por uma disputa na piscina de bolinhas iluminada de azul, por um labirinto que leva ao passeio de trenó do Papai Noel, com óculos 3 D que mostram renas passeando pelo céu. Depois passam pela galeria de espelhos com chão de estrelas e acham as cartas na ante-sala do próprio Noel, com o qual tiram uma foto que é entregue no final do roteiro. Todos saem maravilhados.
É uma linda época para estarmos em família e neste domingo nos reunimos com a turma de nosso filho Alessandro. Mizael bem crescido e terminando o ensino fundamental, Ana Luíza, adolescente elegante e brilhante na escola, Davi formando-se na alfabetização e Júlia, gentil e se preparando para ir à escola, nos receberam com alegria junto com os pais na vizinha cidade de Anápolis. Fomos passear um pouco num shopping (onde mais uma vez não achei presépio) e nos divertimos com algumas escolhas dos pequenos. Depois, confraternizamos por algum tempo na casa desse jovem quarteto. É muito agradável assistir ao desenvolvimento das crianças e curtir a presença de nossos queridos.
Neste sábado pela manhã pude fotografar um presépio representado por crianças na igreja. Ao mesmo tempo, as crianças cantavam louvores de Natal. Foi muito lindo e realmente criou em todos os que estávamos assistindo o sentimento de que o Natal é uma festa religiosa em que se deve louvar pelo nascimento do Menino Jesus. Estou mostrando algumas imagens desse momento. Voltando à igreja à noite, assistimos ao Coral Jovem da IASD Asa Norte num belo recital de Natal, em conjunto com o ministério Spotlight, com encenação de um drama: uma jovem senhora tem dificuldades em seu casamento, pois se dedica muito ao trabalho e nada ao marido e à filha, até que um sonho a desperta para a reflexão sobre sua maneira de vida. Em seguida é convidada a um recital de Natal justamente do Coral Jovem. Emociona-se e resolve participar daquele Coral e depois se une à igreja. Passa a conviver melhor em família, passa por um momento triste, mas mantém acesa a esperança que o evangelho lhe trouxe. Mais um momento de reflexão sobre a história do nascimento de Jesus e da redenção.
Há alguns símbolos do Natal presentes todos os anos nas ruas, nos shoppings, como a árvore de Natal, o Papai Noel, as renas, o trenó, os pacotes de presente, os brinquedos. Naturalmente, sabemos que o Natal comemora o nascimento do bebê Jesus, mas muitas vezes não encontramos algo queque lembre o sentido do Natal na decoração da cidade. Hoje visitei o terceiro shopping neste final de ano. E já encontrei diferentes decorações, incluindo balões, mas ainda não vi o presépio. Naturalmente é uma apologia ao Natal comercial esta decoração. Mas gostei das funcionárias postadas especialmente para fotografar os visitantes. Por isso, temos a foto do casal fechando o post.
No início do mês de dezembro e ainda na semana de aniversário do blog, que inicou no final de novembro de 2009, estou republicando o post Procedimentos de fechamento, que lembra o final do ano.
Iniciamos hoje as provas do último bimestre. Esse é um dos últimos procedimentos do ano. Como
nas outras provas, observei que aproximadamente um terço dos alunos
sequer pensa nas provas. Em vinte minutos conseguem resolver provas de
matemática, química e geografia, isto é, assinam as provas e as entregam
em branco, ou assinalam a folha de respostas ao deus-dará. Já
outros alunos se demoram mais. Mas fico pensando como esses alunos da
meia hora serão num futuro próximo - pois já se encontram no ensino
médio. Mudarão ou resolverão todas as coisas sem pensar e sem procurar
esforçar-se? Espero que mudem. Interessante que quando propus às turmas
que apresentassem pensamentos para o encerramento do ano, muitos citaram
pensamentos como "Viva cada dia como se fosse o último." Isso me lembra
Eclesiastes 9:10 - "Tudo que te vier à mão para fazer, faze-o conforme
tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem
projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Aqui
em casa também estou acompanhando o Lucas nas provas do último
bimestre. Ele estudou para as estas provas, mas precisará refazer a
prova de português. Justamente a disciplina em que dou aula. Ele não
conseguiu aprender pontuação. Vou tentar ensinar a ele que a pontuação
na norma culta é ainda exigida, embora no msn os meninos não a usem. Enquanto
isso, a casa, como o condomínio, já recebeu enfeites que lembram o
Natal. Fiquei feliz porque o Lucas conseguiu concluir que a estrela na
porta simboliza a que indicou aos magos o caminho para Belém, e as
trombetas lembram os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus. Nessa
área de compreensão de textos ele é muito bom, felizmente. Por isso,
gosto de estudar a lição da Bíblia com ele. Estamos nos preparando também para viajar e atravessar alguns estados, para estar com a bisavó e as tias e primos no Natal. São os procedimentos de fechamento do ano.