Hoje foi o último dia de novembro na escola e relembramos alguns dos momentos felizes deste ano letivo - Semana de educação para a vida, Roda de leitura, Ornamentação das salas para a Copa do mundo, Festa julina, Passeio ao planetário, Projeto eu na cozinha, Dia da Consciência Negra. Lembramos que é tempo de agradecer e cantar, com músicas natalinas. Foi uma manhã festiva, o lanche foi especial e, no final da manhã, os alunos ganharam pequenos tabletes de chocolates, como um carinho da professora. O Cláudio colaborou no violão, estive no teclado, depois de falar sobre os eventos anuais, e a minha colega Carla regeu o coral. Mais algumas semanas e estaremos em férias. Novamente final de ano. Novamente o lindo Natal! Vejam!
E lembrei agora, já no último dia de novembro: este blog fez aniversário nesta semana. Nove anos. Vejam o primeiro post, de 29.11.2009, em :
A data existe, sim, no Brasil. É comemorada hoje, quarta quinta-feira do mês de novembro. O Dia de Ação de Graças surgiu nos Estados Unidos, para comemorar um ano de grandes colheitas após um ano de perdas. Os colonos ingleses uniram-se aos índios americanos nativos para comemorar a data, com um almoço incluindo milho, abóboras e assados de peru. Até hoje o dia é uma das datas mais importantes do ano nos Estados Unidos. Para nós, é pouco comemorado, mas certamente é um dia para reflexão. Temos muitas bênçãos a comemorar. Costumo refletir sobre esta data em sala de aula, mostrando as imagens de ocasiões alegres na escola durante o ano letivo. Estou fazendo o mesmo aqui. Vamos unir mais vozes em agradecimento no dia de hoje!
No intervalo de aulas numa das escolas em que trabalho gosto de tomar sol no pátio, ao lado da sala dos professores. É uma área com várias plantas ornamentais e grama ao lado de uma calçada cimentada. Na última semana, havia chovido por vários dias e então havia um sol maravilhoso para nos aquecer naquele momento. Olhando para o chão, uma colega me chamou a atenção para uma fileira de formigas que marchava com uma carga de folhas para seu depósito. Algumas folhas eram amarelas, havia uma vermelha e as formigas continuavam, ocultas por elas. Lembramos da fábula sobre o valor do trabalho da formiga, que guarda no verão para poder usufruir no inverno do alimento armazenado. A natureza nos oferece lições inestimáveis sobre os valores, como o trabalho, o amor pela prole; sobre as emoções, como o descanso tranquilo, aguardando passar as intempéries e a estação difícil,; sobre o contentamento com a vida, sem preocupações como temos com o vestuário, habitação e mesmo com as férias.
Parecem tranquilos os pássaros, as aves, as formigas, sem stress, sem ansiedade. Assim podemos estar, fazendo nossa pequena parte e confiando nos cuidados do Pai Celestial.
Retornamos hoje do passeio a minha cidade natal. Estivemos visitando a orla do querido lago Guaíba, agora revitalizada, além, é claro, de rever familiares nesses dois dias. Por alguns anos torci por esse momento - poder passear à beira do lago, nas lindas calçadas e decks. Os mil e quinhentos metros, junto à antiga usina do Gasômetro, ponto turístico em Porto Alegre, foram preparados para que a população possa fazer caminhadas, ginástica, brinque nos parques infantis, contemple principalmente o lago e o pôr-do-sol. Há escadas ligando o passeio ao nível da rua às trilhas e decks junto ao lago. Os jardins plantados e os gramados somam-se à vegetação nativa e às plantas aquáticas. As garças também estão presentes. Achei interessante o local para selfies - um espelho com o nome da cidade gravado, para que tenhamos uma recordação do lugar. Não cheguei a assistir o pôr-do-sol e as luzes no local à noite, com muitos refletores e luzes nas calçadas. Devemos voltar numa outra ocasião. Muito bom o passeio. Bom fim de semana a todos!
Já estamos no início de novembro - penúltimo mês do ano. Nas duas escolas em que trabalho, estamos ensaiando músicas de Natal com os alunos, no horário contrário, e fiquei feliz em ver que se alegram em ensaiar essas músicas. Ontem ouvi até mesmo comentários de que o ensaio estava terminando muito cedo! Não vi ainda decoração de Natal, mas tenho certeza de que está sendo preparada. A novidade neste mês é uma viagem rápida que vou fazer a Porto Alegre, utilizando uma oferta de passagens aéreas. Quero ir à casa de minha irmã e ver um parque que foi construído na orla do lago Guaíba, próximo a uma antiga usina de energia elétrica, que agora é casa de cultura - o Gasômetro. Esse parque foi planejado por bastante tempo e ficou em obras por três anos aproximadamente. Em janeiro havia tapumes ainda no lugar, e não estava ajardinado. Minha irmã disse que está lindo. Claro que posto fotos na volta. Na família, só um aniversário neste mês - o de minha nora Gleidy, em Anápolis. É também o mês da decisão da situação escolar para muitos alunos que dependem das notas do último bimestre. Marquei a data para entrega de alguns trabalhos e estou ansiosa para ouvir as apresentações orais também. Reiniciamos a leitura da Bíblia, de acordo com o programa que seguimos (Reavivados por Sua Palavra) e estamos lendo Gênesis. Amei este versículo, promessa sobre o cuidado de Deus com nosso planeta: "Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite."Gênesis 8:22