segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Passeio e aniversário

Ontem estivemos passeando. Fomos a um internato numa cidade próxima, Abadiânia. Lá, no Conservatório, tivemos um ensaio e depois um concerto. Pratico violino numa orquestra de alunos e professores no Gama-DF e essa orquestra foi convidada a unir-se à daquele colégio interno para executarmos um concerto com música de temas de filmes.
O concerto foi interessante, em alguns momentos os músicos vestiram camisetas temáticas e alguns, óculos escuros.
O local é agradabilíssimo, coberto de grama e arborizado. Foi um excelente passeio e o concerto também muito bom.
E hoje também estamos alegres, porque completamos mais um ano de casamento, eu e Claudio. Já são quarenta e oito. Como o tempo passa rápido.
Com os filhos e netos saudáveis, o Lucas conosco, estamos felizes e gratos a Deus. Cremos que o Senhor conduz nossas vidas e nos colocamos nas mãos de Deus, para que continue a conduzir a nós e a nossa família.
Ontem, registrei um lindo céu de pôr-de-sol na volta do passeio, fechando o dia com tons dourados.
Obrigada, Senhor!
Vejam algumas fotos do passeio e uma do casal.




 








Já estamos no final de outubro, este é o último post do mês e desde já convido todos os leitores a participarem da interação na série que publicarei em novembro - "10 posts em novembro", relembrando a história do blog Viver, que completa 10 anos em novembro. 
Basta comentar e responderei a cada um. Um abraço e boa semana a todos!

sábado, 26 de outubro de 2019

Flamboyants em outubro

Ainda em plena primavera, a cidade está linda, com  flamboyants de diferentes tons florindo as avenidas de Brasília, particularmente na região em que residimos.
Durante a semana, vi vários flamboyants a algumas quadras daqui de casa e planejei fotografá-los no fim de semana.
Hoje à tarde, saímos eu e Cláudio e fomos até lá. Mas a primavera aqui é época de chuvas também e o céu estava bem nublado. Não tivemos dúvida, saímos para a caminhada com um guarda-chuva. Andamos até um pouco mais rápido que o normal e logo chegamos ao lugar que tínhamos em mente. Nele os flamboyants estavam plantados ao lado das rampas de um viaduto, no Eixo Rodoviário Sul.
Fotografei com meu celular, enquanto caíam os primeiros pingos de chuva. 
Mas conseguimos voltar antes que a chuva aumentasse. Lindos flamboyants, são uma amostra das belezas que nos oferece o Criador da natureza.








sábado, 19 de outubro de 2019

Niver

Hoje, o aniversário do Cláudio, motivo de gratidão a Deus.
Ele está completando 72 anos - e já relatou isto a vários amigos que encontramos.
Nós fomos à igreja hoje, participamos do louvor instrumental e depois registramos algumas fotos em família.
Estamos alegres porque Cláudio (que já passou por alguns momentos delicados quanto à saúde) está bem saudável e festejando o seu dia natalício conosco com muito entusiasmo.
Que ele tenha um ótimo novo ano na vida dele.
Encontrei a foto de alguns anos atrás em que comemorávamos o aniversário com alguns filhos e netos. O tempo passou e as crianças cresceram, têm progressos na formação escolar, outro motivo de alegria e gratidão.
"Louvai ao Senhor porque Ele é bom, sua benignidade dura para sempre." (Salmos 136:3)
Vamos aproveitar o sol do fim de semana para algumas caminhadas junto à natureza privilegiada de Brasília, com suas árvores e flores ornamentais, lembrando que estar aqui neste lugar é também uma dádiva especial.



segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A pausa do professor

                                      
Estamos, na semana do professor, com alguns dias de recesso, o que me leva a passear pelos arredores e me  recorda da pausa que o professor faz para repousar e para planejar novas aulas.

No ano passado, escrevi assim sobre a pausa:

No intervalo de aulas numa das escolas em que trabalho gosto de tomar sol no pátio, ao lado da sala dos professores.
É uma área com várias plantas ornamentais e grama ao lado de uma calçada cimentada.
Na última semana, havia chovido por vários dias e então havia um sol maravilhoso para nos aquecer naquele momento.
Olhando para o chão, uma colega me chamou a atenção para uma fileira de formigas que marchava com uma carga de folhas para seu depósito. Algumas folhas eram amarelas, havia uma vermelha e as formigas continuavam, ocultas por elas. 
Lembramos da fábula sobre o valor do trabalho da formiga, que guarda no verão para poder usufruir no inverno do alimento armazenado.
A natureza nos oferece lições inestimáveis sobre os valores, como o trabalho, o amor pela prole; 
sobre as emoções, como o descanso tranquilo, aguardando passar as intempéries e a estação difícil,;
sobre o contentamento com a vida, sem preocupações como temos com o vestuário, habitação e mesmo com as férias. 
Parecem tranquilos os pássaros, as aves, as formigas, sem stress, sem ansiedade.
Assim podemos estar, fazendo nossa pequena parte e confiando nos cuidados do Pai Celestial.

Ser professor é sempre ver em tudo uma possibilidade de aprendizagem e repassar para os alunos, seja na escola, seja na igreja, seja em casa, as lições para a vida. 

Boa semana do professor!

Um spoiler (como dizem meus alunos), sabotando minha própria surpresa:  em breve estarei recordando dez publicações antigas deste blog, para que os novos leitores conheçam um pouco dos dez anos do Viver. Aguardem para comemorarmos juntos, acrescentando suas palavras às minhas, através dos comments. Em novembro.


                                                         Flamboyants em Brasília







quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Sorrisos infantis

Nesta semana, meu filho mais novo me pediu que achasse uma foto dele da época em que era criança.
Isso porque o escritório de advocacia em que trabalha está publicando no perfil de uma rede social as fotos antigas dos colaboradores.
Fiz uma busca nos muitos álbuns que coleciono (da época anterior à internet e mesmo algumas seleções atuais) e achei algumas. Ele exigiu que eu procurasse no álbum vermelho que denominou "meu álbum". Realmente colecionei ali fotos desde a época em que eu o esperava.
Achei algumas fotos, fotografei-as e mandei. Embora ele preferisse uma outra, mandou mesmo uma das que selecionei e foi publicada. Isso me deu a ideia de reunir algumas fotos dos nossos três filhos para publicar nas recordações das quintas.
Daí passei a procurar também algumas dos netos e cheguei às seleções que estão aqui.
São duas gerações de crianças. A primeira cresceu e agora tem outras crianças, que nos enchem de alegria.
Representam algumas décadas de anos, a passagem das estações da vida.
E também o cuidado de Deus através dessas estações.
Só podemos reconhecer, pensando no caminho que percorremos, que Deus é bom e ilumina nosso caminho também através do sorriso das crianças.
                                                              Nossos filhos

                                                                 Nossos netos

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Aniversários em outubro


 Hoje temos o registro do primeiro aniversário a comemorar em família no mês de outubro: é o aniversário do Alessandro, pai dos meus lindos netinhos de Anápolis. Os cumprimentos já estão circulando nos grupos da família.
Este é meu filho número dois, e sempre lembro que fui para o hospital de ônibus no dia em que ele nasceu, porque não achamos um táxi. A propósito, nasceu bem cedo, pelas 7h30, e o médico não havia nem chegado - mas havia enfermeiras.
Ontem alguém propôs uma pergunta bíblica no grupo e ele foi o único a responder. Disse depois que ao abrir o celular no momento da pergunta apareceu o versículo que tinha a resposta, e ele percebeu isso como uma resposta especial para ele. Alessandro, continue sempre a ouvir a Palavra e terá seu caminho iluminado.
O outro aniversário é daqui a duas semanas, o do Claudio, no dia 19. Claudio, meu marido, já no início da oitava década de vida (pois já completou os setenta anos), ama comemorar o aniversário - e tem razão. Vamos ainda pensar numa forma de marcar esse dia.
Mas, comemorações à parte, o essencial é sempre ser grato a Deus pela vida, pelas estações do ano e pelas estações da vida que o Senhor nos dá.