Como musicista, já ouvi muitas vezes mencionar que a pausa musical faz parte da música. E é muito importante silenciar durante a pausa. Semelhantemente deve haver pausas em nossa rotina. Na última semana, surpreendi-me de madrugada postando algo sobre uma ideia que achei interessante para uma escritora que conheço e que está propondo um trabalho literário para meus alunos. Na minha imaginação, ela veria a mensagem pela manhã e a responderia. Alguns minutos depois, ouvi um pequeno estalo no telefone e recebi uma resposta entusiasmada da minha amiga. Nós duas estávamos acordadas e trabalhando antes do início da manhã.
Coincidentemente dois dias depois, no Dia do Trabalho, li uma reflexão pela manhã sobre a data comemorativa. A autora do livro de meditações matinais, Mirian Grüdtner, iniciava com um verso bíblico: "Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos. Êxodo 20:9" Descreveu o trabalho no jardim perfeito do Éden e como era aprazível e e revigorante. Lembrou que, mesmo não havendo cansaço, foi instituído um dia para descanso e para comunicação com o Senhor. Diz a Mirian Grüdtner: "O trabalho digno e honroso nos é concedido por Deus para o administrarmos e o realizarmos da melhor forma possível, sem, porém, comprometer o relacionamento especial com Ele."
Acrescento que Deus nos quer saudáveis e o repouso é uma forma de nos prepararmos para uma nova jornada. As noites, as férias, os fins de semana, o dia de repouso semanal devem ser pausas nutritivas para o novo período de trabalho.
Se desejarmos viver com saúde, estes são remédios naturais - o sono durante um período adequado, as pausas para repouso diárias, semanais e anuais.
E neste fim de semana, novamente fiz uma pausa. Fui a uma cidade próxima visitar três netinhos- Júlia, Davi e Aninha. Foi uma estada muito agradável e gostei de passear em alguns espaços rurais ao lado do bairro em que moram.
Tenhamos todos uma ótima semana de trabalho!