Contei no meu blog Versículos para hoje a história de minhas violetas "de estimação ". Depois de morar em uma chácara por 15 anos, voltei a morar na cidade. Quando fui morar em um apartanento no Plano Piloto, encontrei alguns vasos de violetas, que passaram a produzir flores depois de algum tempo. A partir daí passei a levar comigo essas e outras plantas de violetas cada vez que mudava.
Há um ano e meio vim para cá e as plantas, por mais que eu as regasse, não produziam flores, pois não recebiam luz solar suficiente no lugar em que estavam.
Depois que as mudei para uma sacada que recebe o sol da tarde, junto de outras plantas floridas de outra espécie, um pouco mais altas que elas, dois pés de violetas começaram a produzir flores.
Resolvi colocar a terceira planta mais ao alcance do sol, embora temesse que suas pequenas folhas se queimassem. Nesta semana, ao retornar de um passeio, vi que também essa planta produzira flor.
A pequena flor mostra o quanto o sol é importante, junto com o cuidado.
Na primeira semana deste ano letivo, assisti a uma palestra de um educador conhecido nacionalmente sobre a importância de nutrir empatia pelos alunos para que a sua aprendizagem seja favorecida. Assim como a pequena planta floresceu ao receber pequenos cuidados, cada criança precisa do olhar diferenciado e das palavras de seu professor para crescer e florescer.
E, também em encontros fora da sala de aula, estendamos um olhar especial aos que nos cercam. Talvez possamos ajudar alguém a trazer alegria à vida ou a renová-la.