domingo, 21 de abril de 2024

Temporada lugares - Brasília de aniversário, Salvador e Dia do Amigo

                                                                   


Há 64 anos, Brasília foi inaugurada. Na época, preparei um álbum na escola com fotos de revistas. Hoje posso procurar fotos minhas de Brasília. Acima, Eixo Monumental, via na área central da cidade e Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios. Parabéns, Brasília e brasilienses!

Aqui viaduto próximo ao Setor Hoteleiro Norte e Torre de TV.









Fotos a seguir do Parque da Cidade no dia do aniversário de Brasília. Havia uma exposição do Exército.







O outro tema desse post é o Dia do Amigo, 18 de abril, que foi mencionado por uma antiga colega numa rede social. Há também outros dias em que é celebrada a amizade. Mas este, em abril, me lembra um voo em que encontrei dra. Kleyde Mendes Lopes, que contou durante a viagem a história do registro oficial desse dia em Salvador, história da qual ela é protagonista. ( Encontrei ontem registros dessa história, pesquisando aqui na internet, e foi em 1996.) Fiquei feliz naquela ocasião em conversar sobre a criação de uma data para celebrar o amigo. Quanto mais manifestações de amizade melhor estaremos. Registro um abraço a todos os amigos dos blogs a propósito dessa data - o Dia do A migo. 

Lembrei  de gravar um episódio em continuação à temporada Lugares: Visitei em 2019 Salvador, viagem da qual retornava quando encontrei dra. Kleyde, e mostro no vídeo as paisagens que contemplei naquela cidade. A Temporada Lugares faz parte dos registros que estou fazendo em pequenos vídeos dos temas tratados no blog Viver (que deve completar 15 anos em novembro). O post Passeio de final de férias foi publicado em 26 de julho de 2019 aqui no blog.

Aqui está o vídeo sobre Salvador.



Aqui o link para o post em 2019.


domingo, 14 de abril de 2024

Caminhada



 algum tempo não andávamos a pé para nos exercitarmos. Hoje consegui que o Claudio fizesse uma pausa antes de preparar o almoço para que saíssemos um pouco.

Atravessamos a estação do metrô Feira e saímos na outra parte do bairro, onde há calçadas para pedestres.  A calçada é arborizada, tomando o sol da manhã.



 Uns 3 km depois de começarmos a caminhada, resolvemos voltar e então atravessamos a rua. 

Do outro lado, algumas famílias levavam crianças para uma pracinha e havia um jogo de futebol numa quadra de esportes. 

Não filmei nem fotografei, mas um grupo tocava alegremente instrumentos de percussão. 

Agora Claudio preparou o almoço, arrumei alguns detalhes na casa, e estamos esperando o neto um com a namorada para a visita de hoje.




Pode parecer estranho, mas lembrei das jangadas com velas coloridas "estacionadas" em Pajuçara ao ver estas redes dependuradas para vender. 
Uma caminhada para cada momento.

À tarde fomos visitar minha neta Lídia, que estava de aniversário. Pequena reunião familiar.





E vamos para a continuação da semana. Que seja abençoada!