segunda-feira, 17 de março de 2025

Quase nova estação



 À medida que se aproxima a nova estação, as chuvas diminuem, tornam-se possíveis as caminhadas ao ar livre.

Observo que o céu passa a mostrar cores belíssimas no nascer do sol. Como saio de casa às 6 horas nos dias de trabalho, tenho a oportunidade de observar maravilhosas cores no alvorecer.

Aqui, a próxima estação é o outono, que para nós é diferente do outono no hemisfério norte. Aqui as folhas não ficam douradas e caem, como lá, apenas a temperatura torna-se menos quente e vai esfriando mais com a proximidade do inverno. Na minha região, as chuvas ficam suspensas de maio aproximadamente até a primavera ou próximo dela - é a estação seca. 

Entretanto, em nossa capital, é a época em que começam a florescer os ipês. Dentro de algum tempo, estaremos apreciando alguns. 

Na escola, os  alunos dos sextos anos já estão se adaptando à nova rotina. Há um projeto de recepção a esses meninos, em que há rodas de conversa sobre as emoções que sentem neste momento em que passam da escola da infância para esta nova - com tantos professores e disciplinas diferentes. Também os espaços da escola, como a Biblioteca, são apresentados a eles como um lugar agradável, em que poderão ter contato com livros e revistas que alimentarão sua imaginação. As professoras da área de apoio às aprendizagens estão apresentando a todos - não só para os sextos anos - reflexões sobre a programação de estudos. É meu último semestre antes da aposentadoria e, por isso, estou "curtindo" e apoiando esses projetos. 

Também, no mês da mulher, temos apresentado textos sobre mulheres que se destacam nas diversas áreas por sua resiliência e superação. É bom que os jovens apreciem e valorizem as mulheres, de forma que uma cultura de paz e respeito mútuo se estabeleça na sociedade.




          Amanhecer no último dia de março 



sábado, 8 de março de 2025

É Ela, Mulher

 


A querida Gracita, poetisa e autora do blog Sonhos e Poesia propõe escrevermos um poema com palavras de inicial "e", sem conjunções e conectivos.

Aqui está minha resposta, lembrando a data comemorativa de hoje - 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Um abraço a todas as mulheres neste dia!


É ela

Estilo, elegância,

Empoderada estrela.


Empatia, emoção,

Encanto, enlaço,

Equilíbrio, elevação.


Eterno! Energiza, 

ensina, elege.


Ela, eleita!

Ela, entrega!



sábado, 1 de março de 2025

Um retiro nos feriados

 
O mês de fevereiro foi bem agitado com volta às aulas, mudanças no horário para acordar, preparar-se e sair de casa, rotinas novas no serviço, reuniões... Tudo isso, lembrando que já não sou jovem, me levou a ficar bem cansada e a prejudicar o sono. Agora estamos em um período de alguns dias de feriados e resolvemos fazer um recesso para que eu me recupere antes de continuar as atividades no fim da próxima semana, após os feriados. 

Moro numa rua bem tranquila, a minha frente estão pequenas casas que são residências funcionais de alguns servidores públicos que fazem rodízio em Brasília, retornando ao final de um ano para seu estado de origem. Aqui a calma é absoluta mesmo com os feriados e festas em volta. Estamos aqui com uma "programação de retiro". Hoje já assistimos a desenho animado sobre tema bíblico, que era a história do apóstolo Pedro andando sobre a água, e também a seriado sobre a vida em um condomínio - o Condomínio dos Girassóis, sendo o episódio de hoje sobre corrupção eleitoral. Bem educativo e interessante. 

Logo em seguida a esses programas infantis, passamos a assistir a uma live do culto de nossa igreja. Agora estamos em horário de repouso e programei para a tarde assistir a uma série dedicada a jovens cristãos - o filme O Segredo. Vou projetar do aplicativo no celular para a tela da TV e isto dará mais impacto às imagens.

O filme trata sobre jovens que participam do Clube dos Desbravadores (semelhante ao dos Escoteiros, mas com um conteúdo religioso ),   dos elementos, água, ar e água  e de um segredo que não deve ser guardado e sim anunciado. A senha para acessar o segredo é Maranata.

Após assistir a alguns episódios, teremos um noticiário alternativo para o final da tarde, inclusive com apresentação de ações de uma Agência de Assistência Social.

Está sendo um dia diferente e pretendo continuar a assistir à série cristã até 4a. feira, último dia de recesso.

Por enquanto, descansar alguns dias é o que posso fazer, mas, no próximo semestre irei dedicar-me a organizar uma nova rotina mais descansada em casa, após a aposentadoria. Uma curiosidade: ao me aposentar, terei trabalhado em ambiente fora de casa por cinquenta anos.