sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Em modo "mamãe"

Nesta semana liguei meu modo "mamãe blogueira" e vou acompanhar a aventura de meu neto Lucas, que mora conosco - eu e Claudio. Ele vai enfrentar uma primeira viagem sem  a família, na excursão da escola cristã em que estudou do jardim à 8a. série. É certo que já se aventurou em algumas excursões mas foram só de um dia. Agora vai viajar por alguns estados com os professores e colegas para confraternizarem ao final dessa jornada de aproximadamente dez anos juntos.
A partir de ontem, estamos aprontando as malas, depois de entregar os documentos necessários na escola. (Para conseguir esses documentos já passamos por algumas etapas com alguns obstáculos, como obter a assinatura do pai e da mãe, que moram em cidades diferentes, na autorização para viagem internacional, um formulário padronizado,  mas concluímos essa fase.)
Como vão passar os dois primeiros dias viajando, pensei em aprontar uma mala que ficará no bagageiro do ônibus e só será usada a partir do primeiro dia no hotel e uma mochila para ficar na cabine. Entretanto, como vão  em passeios durante esses dois primeiros dias, pensei ainda numa mochila bem pequena para usar durante os passeios. Para comunicação, terei de emprestar um celular meu, porque o dele não está mandandando mensagens, só recebendo, e eu vou querer receber bastantes notícias, é claro. Para registrar as fotos, estou emprestando minha câmera, pois o meu celular é antigo e não tira fotos.
Ontem à noite, verifiquei que ele já está em pleno funcionamento para a viagem: chegou a passar algumas roupas e disse que aprendeu isso na casa da outra avó. Muito bom! Hoje de manhã acordou às 6h30, sem ser chamado insistentemente como todos os dias.
Seria bom se descobríssemos um jeito de motivar assim os adolescentes nos dias comuns, em que a rotina de ir à escola não os convida a levantar no horário adequado.
Ainda temos dois dias até a viagem,  hoje e amanhã, e volto depois com mais notícias sobre os últimos preparativos e a partida.
Um abraço a todos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primavera

Amanheci hoje com o desejo de adquirir uma planta nova para minha casa. É início de primavera, e geralmente não esqueço dessa data. Amo o verde e as flores. Elas me lembram alegria e movimento. Essa é uma estação privilegiada no ano. As plantas se renovam e se cobrem de cores, o chão se cobre de verde.
Na minha região, é a época em que termina a estação seca. Minha cidade é rica em áreas verdes, que agora estão ainda cinzentas, literalmente, porque há muitas queimadas nesta época. E grande parte de uma reserva ecológica foi, infelizmente, destruída pelo fogo. Mas sei que as primeiras chuvas, que estão próximas, cobrirão novamente de verde a cidade.
Ainda não comprei uma planta nova, devo fazê-lo agora à tarde, mas já molhei minhas plantinhas antigas e dei um passeio pela cidade, onde não vi flores nem verde na grama, mas reparei que as árvores já renovam suas folhas, sendo o primeiro sinal da primavera aqui.
Agora ao meio-dia,  revi uma reportagem sobre a chamada "rua mais bonita do mundo", que fica em minha cidade natal, Porto Alegre. Tem essa denominação porque é uma rua verde. Olhando-se de cima, só se veem as copas das árvores, que se encontram. O verde é belo, creio que não há quem não admire a proximidade da natureza. A comunidade se uniu para conservar essa rua, lutando contra o projeto de uma construtora, que destruiria a beleza das árvores.
Sabemos que as plantas são necessárias ao homem porque renovam o oxigênio. Quando o mundo foi criado, após a separação da terra seca, e antes da criação dos animais e dos homens, Deus criou toda a vegetação. O Criador sabe aquilo de que necessitamos.
Por isso podemos ter certeza de que, enquanto estivermos neste mundo, embora o homem tenha destruído grande parte da vegetação, haverá o verde necessário para nós,  e temos a promessa de que a terra será renovada e então será primavera eterna.
Vamos portanto louvar o Criador e celebrar a chegada de mais esta primavera.

"E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom."Gênesis 1:12





Poderá apreciar a leitura de:
Flores diferentes, épocas diferentes



domingo, 18 de setembro de 2011

Goiânia

Fica a pouco mais de 200 quilômetros de Brasília e é a capital de Goiás, estado que cerca o Distrito Federal. Sedia o governo do estado no chamado Palácio das Esmeraldas, nome que lembra os bandeirantes.
Estivemos lá no fim de semana e visitamos rapidamente alguns pontos da cidade.
O objetivo da visita era participar na programação em ação de graças pelos dez anos do Coral Jovem da igreja de Vila Nova em Goiânia, do qual participaram vários grupos vocais, além do coral anfitrião e nosso grupo instrumental, a chamada Banda da IASD Gama, que agrupa instrumentos como violinos, flauta transversal, clarinete - próprios de orquestra sinfônica e também violões, guitarra, baixo eletrônico, teclado - próprios de uma banda. Ontem tocamos juntamente com dois instrumentistas da igreja local, que executam o fagote e a trompa. O coral cantou lindamente e também os visitantes.Foram belos hinos de louvor, como Jerusalém, Agradeça ao Pai, A Deus seja a glória. Tudo muito lindo e o clima era de adoração, por toda a grande congregação presente. Ainda não tenho fotos do evento, mas depois acrescento. Fiquem com este vídeo de A Deus seja a glória, por enquanto.
Mais uma vez parabéns ao Coral Jovem da IASD Vila Nova. Deus seja louvado!

Os dez anos do Coral em algumas fotos:


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dia do irmão

Li ontem a postagem de uma amiga num site de relacionamento: transcorreu nos últimos dias o Dia do Irmão (são tantas datas comemorativas!).
Ao mesmo tempo, lembrei que hoje é aniversário do meu irmão. Tenho duas irmãs e um irmão, que mora longe de mim e não vejo há uns dois anos.
Lembro que, quando ele era pequeno, nós, as três irmãs, éramos mais ou menos protetoras dele, principalmente as duas mais velhas. Uma vez estávamos passeando no Parque próximo quando ele caiu no meio da travessia de um pequeno lago, na realidade um espelho d'água, que tem até hoje uma passagem formada por pedras. Não havia praticamente perigo, mas ficamos aflitas e logo um rapaz passou e o levantou rapidamente. Talvez ele lembre desse incidente.
Mais tarde, estudou e formou-se na área de engenharia da Universidade Federal local e foi trabalhar longe.
Amo visitá-lo, na sua casa que fica perto de serras visíveis através das vidraças que formam a parede da sala. É linda a vista, e muito agradável a recepção por todos lá.
Irmão, aqui vai essa singela homenagem para você e, se eu não for aí, venha visitar-me aqui. Levá-lo-ei a passear pela cidade, com sua querida Monalisa.
Um abraço!

Um versículo para você: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios." Salmos 90:12

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Falar e calar

Aprecio muito um versículo em Provérbios que compara as palavras adequadas a joias : "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Provérbios  25: 11 Estava procurando esse verso hoje de manhã, para escrever sobre ele, quando encontrei outro, também sobre a palavra no momento adequado. Gostei tanto, que escrevi sobre este último no blog "Versículo para hoje", uma novidade a que estou me dedicando. Quero ressaltar a importância que o autor dá ao uso sábio de nosso falar, nesse livro inspirado.
Vejam o versículo que achei hoje e o que escrevi.

"O homem se alegra em responder bem e quão boa é a palavra dita a seu tempo." Provérbios 15:23

Quando levo as provas para entregar aos alunos depois de corrigidas, escuto manifestações de alegria quando as notas são boas. Todos nos alegramos quando respondemos bem.
Algumas vezes até planejamos respostas ou contamos aos outros como respondemos a tal e tal observação de alguém, como foi uma conversa ...
Há sites que vivem de respostas, e, navegando neles, nos divertimos respondendo ou recebendo respostas.
A Bíblia nos fala que é boa a palavra dita a seu tempo. Responder bem és responder a seu tempo. Dá para perceber que há tempo em que é melhor não responder. Existe tempo de não responder. Nas provas alguns alunos respondem qualquer coisa julgando que não vai ser lida pelo professor ao corrigir. Muitas vezes o professor prefere que não encontrar nenhuma resposta a encontrar respostas totalmente inadequadas...
Há também respostas que podem ser adequadas aos olhos dos homens mas não adequadas aos olhos de Deus, porque não dizem o que Jesus diria em nosso lugar.
E às vezes a melhor resposta, a mais adequada, é o silêncio, para não ferir, não ofender, e não faltar com o amor. O silêncio muitas vezes é mais difícil que uma resposta, mas é a resposta mais cristã em certas ocasiões.
Em música, existem os sons e existe a pausa. A pausa diz muito numa música. Se executarmos algum som na pausa, seremos repreendidos pelo maestro.
Vamos perceber onde devem existir pausas em lugar de palavra.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Versículo para hoje

"O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. " Salmos 84:4

As lições da Bíblia que estamos estudando falam em adorar a Deus, levando-nos a meditar sobre o que a sua Palavra nos diz sobre adoração, desde a época dos patriarcas. Chegamos agora a uma reflexão sobre o que no Novo Testamento nos diz sobre adoração. É lembrado o hino de louvor de Maria, que menciona que o Senhor fez "grandes coisas". Ele faz grandes coisas para cada um de nós. É bom que as reconheçamos e elevemos nossa voz em louvor. Assim seja em nossa vida.

A partir de hoje, pretendo postar um versículo bíblico por dia no meu novo blog:
Versículo para hoje

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Registro

Lembrei hoje que há uns 35 anos meu primo Pedro, na realidade primo de minha mãe, meu primo segundo, pediu que eu pesquisasse para ele uma determinada edição do Diário Oficial da União, e uma determinada página, da qual eu deveria obter uma cópia.
Era a página em que estava registrada a aposentadoria do Sr. Pedro. Explicou-me que era importante esse registro do término de uma etapa da vida. Precisava tê-lo  guardado nos seus documentos. Não precisei ir até a sede da imprensa nacional, onde, a propósito, há um bonito museu, que visitei recentemente. Mas, como dizia, não precisei ir até lá na ocasião, porque encontrei cópia da edição  que procurava do Diário Oficial num setor da empresa em que trabalhava e a encaminhei pelo correio para minha mãe, que a fez chegar às mãos do primo. Creio que ele ficou alegre ao recebê-la e deve tê-la arquivado nos seus guardados.
Lembrei dessa pesquisa que fiz há 35 anos quando hoje achei na internet a última movimentação do meu próprio processo de aposentadoria:" publicado no Diário Oficial de 08 de setembro". Como hoje é 08 de setembro, passei a procurar o DOU, mas foi fácil: ele é localizado através da internet, e em poucos minutos achei no segundo caderno, na página 114, a publicação da minha aposentadoria.
Já imprimi essa página, entreguei uma cópia à minha chefia e, como fez meu primo, vou guardar outra nos meus arquivos pessoais. É o registro do fim de mais uma etapa - início de outra.
E sou grata a Deus por isso.
"Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres." Salmos 126:3







quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Concerto em frente à minha casa


Ontem à noite tive a incomparável oportunidade de assistir a um concerto em frente à minha casa. Na realidade, moro atualmente num prédio em frente ao estádio localizado na cidade, e foi no estacionamento desse estádio que se apresentou, num palco montado num caminhão, o pianista Arthur Moreira Lima.
Apresentou música erudita, desde Johann Sebastian Bach até compositores brasileiros do século XX, Arthur Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, passando por Chopin e Beethoven (“Sonata ao luar”).

Foi na Sonata opus 27 nº 2, denominada Sonata ao luar que pudemos apreciar a sensibilidade e técnica do concertista. No primeiro movimento, mostrou romântica meditação, passando a uma atitude clássica no segundo movimento e à virtuosidade e arrojo do terceiro. Nos meus tempos de estudante de piano, cheguei a estudar essa sonata e assim foi a peça que mais apreciei no concerto.
Moreira Lima também explica o que está apresentando e falou da ligação de Chopin com a Polônia, mostrando o paralelo existente na ligação de Villa-Lobos com nossa música regionalista e do maestro Radamés Gnatalli com a música popular brasileira, para a qual criou arranjos eruditos. Também foi um arranjo erudito de Asa Branca, de Gonzaga, que o concertista Moreira Lima apresentou.
Encontrei uma aluna iniciante de piano no evento, e ela viajou mais de trinta quilômetros para assisti-lo, o que mostra o interesse dessa jovem, bem como da irmã dela, também aluna da escola de música de nossa igreja, na música erudita.
Como sabem, moro num bairro, ou região administrativa, como se diz aqui, distante 40 quilômetros do centro da cidade. A música é um dom de Deus e a boa música, como é a música erudita, pode e deve ser apreciada por todos.
É uma iniciativa digna de aplauso esse projeto de Arthur Moreira Lima que oferta música às cidades distantes das salas de concertos, colocando “Um piano na estrada”.